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Raças de Bloomburrow

Raças de Bloomburrow

As criaturas sapientes do Vale se autodenominam povo animal. Suas vidas são em grande parte pacíficas. Eles criam famílias, cultivam, criam arte e exploram o mundo ao seu redor. Sob sua administração, o Vale prospera, maduro com natureza abundante. A vida aqui nem sempre é fácil, mas atos de maldade gratuita são raros. No que diz respeito a muitos povos animais, a luta desesperada pela sobrevivência é uma questão para os livros de história.

Índice de Navegação

Povo Pássaro

Plumecreed Mentor, um pássaro de cabeça preta e armadura majestosa segurando um cajado, fala grandiloquentemente para uma série de pássaros e um único rato com uma pipa de folha presa às costas
Arte por: Henry Peters

Os céus do Vale são o lar de bandos de povos pássaros que são tão diversos em coloração quanto em personalidade. Os povos pássaros ajudam a conectar os povos animais uns aos outros, carregando correspondência, entregando ajuda e até mesmo transportando outros animais pelo Vale. Na melhor das hipóteses, os povos pássaros são cavalheirescos, robustos e altruístas. Na pior das hipóteses, os povos pássaros são presunçosos, teimosos e paternalistas.

Personalidades típicas

Os povos pássaros são criados para serem idealistas ferrenhos. Eles defendem os animais que são mais fracos do que eles e nunca desviam o olhar da injustiça, não importa o perpetrador. Eles se veem como líderes naturais entre os animais do Valley, prontos para arriscar suas penas em prol da equidade e da paz.

Povos pássaros são altamente preocupados com sua aparência física e status social. Eles alisam suas penas e decoram suas roupas para expressar suas glórias pessoais e refletir sua herança. Birdfolk em vilas maiores até se reúnem em horários específicos, em casas de banho chamadas preeneries, para fazer uma pausa em seu trabalho e manter suas aparências. Embora birdfolk se importe em se conformar a essas tradições, isso não significa que não haja espaço para expressão individual. Povos pássaros é encorajado a refletir seu senso único de estilo, desde que mantenha um compromisso com o serviço e a cavalaria.

O Plumecreed

Entre as muitas tradições do povo pássaro, a mais famosa e reverenciada é o Plumecreed, um voo perigoso através do Vale para chegar à Ponta do Mundo, uma montanha perigosa onde nenhum outro animal ousa se aventurar. Um povo pássaro deve plantar uma de suas penas de asa no pico, um sinal de seu comprometimento e perseverança, e tecer um feitiço antigo antes de partir. O povo pássaro que faz a jornada com sucesso é abençoado com velocidade e agilidade sobrenaturais. Eles são chamados de Windcrested, um testamento de sua maestria de voo, e frequentemente usam uma única pena tingida como plumagem no topo de sua cabeça para exibir sua conquista.

Combate no ar

Ser dotado de voo muda a maneira como os povos pássaros lutam contra as Bestas da Calamidade e outros inimigos. Os povos pássaros tendem a mergulhar de cima, seja para baixo ou em ângulos agudos, carregando uma lança longa ou outra arma de haste. Seus ataques são mais telegrafados dessa forma, mas poderosos, e vários povos pássaros em combate são difíceis de se defender, pois são capazes de alavancar sua vantagem aérea para cobrir todos os ângulos. Os tecelões dos povos pássaros podem usar seu voo para salvar rapidamente outros povos-animais, mesmo em terrenos difíceis. No entanto, os povos pássaros não têm a destreza de combate terrestre de outros povos-animais, então, quando confinados a vegetação rasteira estreita, ou quando seus ferimentos os impedem de voar, seus ataques são desajeitados e sem prática.

Seu papel no vale

Povos pássaros são incrivelmente colaborativos e aventureiros. Eles frequentemente formam grupos de aventureiros ao lado de outras espécies, onde se declaram líderes e se afirmam por meio de discursos grandiosos no início de cada dia. Eles preferem assumir o papel de curandeiros inspiradores, cavaleiros da linha de frente ou batedores aéreos. Povos pássaros compõe a maioria dos mensageiros em Valley, pois suas capacidades de voo permitem que eles evitem facilmente obstáculos terrestres e cubram longas distâncias. Os pássaros mensageiros se orgulham de seu trabalho, sabendo que a comunicação entre as comunidades de Valley depende de seus esforços.

Sua confiança os leva a encontrar papéis como líderes de projeto e diplomatas. Embora amem colaboração, eles gostam de ter a palavra final sobre questões, muitas vezes contribuindo para a conversa com longas diatribes. Embora os povos pássaros permaneçam comprometidos com a comunidade maior à qual se juntam, seu talento para a glória às vezes os coloca em desacordo com outras espécies.

Relacionamentos

Os povos-pássaro se dão muito bem com os povos-rato, pois ambos são altamente aventureiros e buscam glória. Embora os povos-rato sejam às vezes impetuosos e imprudentes, os povos-pássaro conseguem ver os ideais ardentes que motivam suas ações e ficam felizes em ter um companheiro que sempre estará ao seu lado. Os povos-sapo são culturalmente mais cautelosos do que os povos-pássaro, e sua propensão ao pessimismo, junto com suas atitudes lógicas e distantes, vai contra o idealismo que impulsiona a maioria das ações dos povos-pássaro.

Tecelagem

A magia dos povos pássaros é principalmente para auxiliar e dar suporte aos seus aliados em aventuras. Os povos pássaros aprendem magia cedo em suas vidas, normalmente ensinada por um ancião com quem eles propositalmente buscam aprender. Junto com seus ensinamentos acadêmicos, vem uma estrutura ética, The Wingbeat Way, que instila um compromisso vitalício de usar sua magia para o bem comum.

Estruturas e Assentamentos

As casas dos povos pássaros são conhecidas como poleiros. Normalmente, elas são encontradas no alto das árvores ou em palafitas que se erguem bem acima da grama, proporcionando boas linhas de visão para o mundo abaixo. Uma casa é frequentemente passada de mão em mão entre muitos povos pássaros diferentes e suas portas são deixadas abertas para fornecer abrigo imediato para qualquer povos-animais em perigo.

Povo pássaro

  • Aumento no Valor de Habilidade. Seu valor de Destreza aumenta em 2 e seu valor de Inteligência aumenta em 1.
  • Tendência. A maioria são bons e raramente escolhem lados em se tratando de ordem e caos. Líderes tribais e guerreiros podem ser leais, enquanto que exploradores e aventureiros podem tender a serem caóticos.
  • Tamanho. Seu tamanho é Médio.
  • Deslocamento. Seu deslocamento base de caminhada é 7,5 metros.
  • Voo. Você tem deslocamento de voo de 15 metros. Para usar esse deslocamento, você não pode estar vestindo armadura média ou pesada.
  • Garras. Você tem garras que causam 1d4 de dano cortante ao atingirem.
  • Sentidos Aguçados. Você é proficiente na perícia Percepção .
    Exaptação de Asas. Você ainda retém asas semivestigiais emplumadas que absorvem calor e limitam o dano de queda. Quando você cai mais de 3m, você pode, como reação, estender essas asas como se estivesse sob o efeito da magia queda suave.
  • Ossos Ocos. Você não pode usar armadura pesada a menos que seja fabricada com materiais mais leves, como osso ou mithril.
  • Idiomas. Você pode falar, ler e escrever Comum, Fala de Besta e Auran.

Povo Rato

Nightwhorl Hermit, uma cena noturna com lua cheia, um povo rato sentado entre mexilhões pintados com círculos roxos, vestido com vestes roxas e escuras, segurando uma espada de osso irregular, usa uma máscara e olha com olhos amarelos brilhantes
Arte por: Valera Lutfullina

Povo rato são os guardiões dos segredos do Vale, colecionadores de relíquias e conhecimento desde a fundação do próprio Vale. Gerações atrás, eles eram mais diretos com seu conhecimento, até que um intruso travesso quase causou um apocalipse com uma tentativa malsucedida de controlar as Bestas da Calamidade que causaram uma destruição incalculável em seu lar. Por causa desse uso indevido de seu conhecimento, a sociedade povo rato se tornou isolacionista, secreta e desconfiada. Na melhor das hipóteses, povo rato são atenciosos, autossuficientes e inteligentes. Na pior das hipóteses, povo rato são desconfiados, desdenhosos e não cooperativos.

Personalidades

Povo rato são solitários autoconfiantes e distantes que confiam em suas próprias habilidades e têm dificuldade em construir conexões interpessoais com os outros. Povo rato normalmente se relacionam mais com seus companheiros insetos do que com os outros animais ao redor deles. Eles desenvolvem um forte senso intuitivo das necessidades de seus insetos, mas podem ficar frustrados quando os outros não compartilham esse mesmo entendimento. Povo rato veem esse comportamento como antipático.

Como os povo rato tendem a ser mais isolados, eles desenvolveram hábitos culturais idiossincráticos, como falar consigo mesmos ou com seus companheiros insetos, esculpir conchas em esculturas e registrar meticulosamente suas descobertas para levar para casa. Quando eles formam laços com outros, os povo rato tendem a ser pegajosos e um tanto autoritários, animados para conhecer alguém que compartilhe seus interesses e/ou valores.

Arquivistas do Vale

O Rio Longo que corre ao longo do Vale eventualmente deságua em vastos pântanos que os povo rato chamam de lar. O rio carrega detritos e escombros de todos os lugares por onde flui, uma bênção para os povo rato que pegam esses tesouros históricos e os armazenam, documentando meticulosamente seus materiais, origem suspeita e uso. Esses artefatos são armazenados nos Ossários do Conhecimento, vastos túneis cavernosos abaixo dos pântanos. Seus depósitos contêm conhecimento benigno e cataclísmico em igual medida, escondidos e guardados preciosamente. Os povo rato chamam a soma de seu conhecimento de The World Whorl, nomeado em homenagem ao padrão espiral que os Ossários do Conhecimento geralmente seguem.

Companheiros psíquicos

Os Povo rato se acostumaram aos ambientes pantanosos ásperos e fizeram amizade com alguns dos insetos nativos que também escolheram viver lá. Os Povo rato podem se relacionar com um inseto por toda a vida, desenvolvendo um vínculo psíquico entre eles por meio da familiaridade e do treinamento mágico. Esse vínculo pode até se aplicar a criaturas maiores e sapientes, como Grotgyre, um caracol com poder hipnótico forte o suficiente para dobrar as mentes dos Povo rato que se aproximam. Normalmente, os Povo rato treinam seus insetos para trabalhar como um parceiro de combate, permitindo manobras de flanqueamento ou distrações. Os insetos também podem atuar como companheiros de estudo que podem iluminar páginas no escuro ou companheiros de viagem em longas viagens para longe de casa.

Seu papel no vale

O espírito de simpatia do Valley significa que os povo rato são prontamente bem-vindos em conversas e lares, independentemente de suas atitudes isolacionistas. Da mesma forma, outros animais convidados para as aldeias povo rato são tratados com hospitalidade semelhante. Na conversa, os povo rato escolhem suas respostas cuidadosamente para compartilhar apenas as informações mais necessárias, sem causar confusão.

Povo rato são conselheiros, bibliotecários e informantes engenhosos e experientes. Recentemente, mais e mais povo rato se aventuraram para fora de suas casas sequestradas para se juntar a comunidades maiores, compartilhando sua expertise e cultura com o mundo. Quando eles voltam para casa, eles trazem novos conhecimentos do Vale para a casa com seus parentes.

A cultura Povo rato enfatiza habilidade e perícia, o que significa que Povo rato é considerado um excelente parceiro para aventureiros como ladinos ou magos e como colaboradores ou artesãos experientes. Povo rato valoriza a concisão em vez da verbosidade, o que pode fazê-los parecer distantes. Da mesma forma, a cultura Povo rato valoriza a reutilização de roupas, peças e materiais.

Relacionamentos

Povo rato tende a ser amigo rápido de povos esquilos, já que ambas as culturas valorizam a reciclagem e o aprendizado com a história. Enquanto povos esquilos tende a ser um pouco mais descuidado com seus objetos de valor, povo rato pode apreciar sua desenvoltura. Em contraste, a imprudência de homens lagarto e sua tendência a destruir sua arte como parte de seu “processo” é completamente antitética ao valor que povo rato dá ao registro da história.

Tecelagem

Povo rato são habilidosos em magia hipnótica, usando conchas de caracol como conduítes para enganar e minar seus inimigos desavisados. Desenvolvida para enviar inofensivamente invasores para longe de seus estoques de conhecimento, essa magia pode disfarçar sua aproximação ou fuga e é melhor usada quando o alvo é pego desprevenido. Em uma emergência, povo rato também pode empregar poderes telecinéticos para ajudar a manter distância e fornecer distrações.

Estruturas e Assentamento

As casas subterrâneas dos povo rato são mais parecidas com quartéis sem decoração. Suas vilas podem parecer simples a princípio, compostas principalmente de fileiras e fileiras de quartos semelhantes a cápsulas ao longo das paredes, onde qualquer um pode dormir. No entanto, suas praças e ruas principais são cheias de cultura e expressão artística povo rato, refletindo seu modo de vida único.

Povo rato

  • Aumento no Valor de Habilidade. Seu valor de Destreza aumenta em 2 e seu valor de Constituição aumenta em 1.
  • Alinhamento. Os povos rato são fortemente inclinados a seguir seu próprio caminho, preferindo a liberdade acima de tudo, o que os torna fortemente caóticos. Raramente são maus, mas a maioria é moralmente neutra.
  • Tamanho. Os povos rato parecem magros e frágeis. Seu tamanho é Médio.
  • Velocidade. Sua velocidade de caminhada base é de 10,5 metros. Os povos rato são rápidos em seus pés.
  • Visão no escuro. Você pode ver em luz fraca a 18 metros de você como se fosse luz brilhante, e na escuridão como se fosse luz fraca. Você não consegue discernir cores na escuridão, apenas tons de cinza.
  • Furtividade. Você é proficiente na habilidade Furtividade.
  • Estrutura Fina. Você pode se espremer por espaços como se fosse uma criatura Pequena.
  • Tecelagem. Você possui o truque mãos mágicas. Quando você alcança o 3° nível, você pode conjurar a magia imagem silenciosa. Quando você alcança o 5° nível, você pode conjurar padrão hipnótico. Você precisa terminar um descanso longo para poder conjurar as magias desse traço novamente. Carisma é sua habilidade chave para conjurar essas magias.
  • Idiomas. Você pode falar, ler e escrever Comum e Fala de Besta.

Povo Lagarto

Gev, Scaled Scorch, um herói do povo lagarto empunhando maças flamejantes
Arte por: Mark Zug

Os homens lagarto são os únicos povos animais que não são nativos do Vale. Muitas estações atrás, os homens lagarto povoavam as poucas colinas de xisto e ravinas rochosas do Vale, que mais se assemelham aos habitats de suas terras natais. Eles são adoradores do fogo, industriosos e rabugentos, que vivem a vida em seu próprio ritmo e contribuem para o Vale como bem entendem. Para outros povos animais, eles podem parecer pouco cooperativos e mal-humorados, mas seu entusiasmo e zelo pela aventura são a base de qualquer grande grupo de aventureiros. No seu melhor, os homens lagarto são apaixonados, resilientes e diretos. No seu pior, os homens lagarto são temperamentais, agressivos e cruéis.

Personalidades

Os Homens lagarto são mais rudes e distantes e não têm as mesmas expectativas de hospitalidade e personalidade que outros animais do Valley enfatizam. Suas diferentes expectativas culturais não devem ser tomadas como maldade ou falta de empatia, no entanto. Os Homens lagarto estão dispostos a contribuir de qualquer maneira que puderem, suas ações apenas carecem de um verniz de gentileza. Eles podem resmungar e reclamar enquanto ajudam, mas o trabalho será feito do mesmo jeito. Os Homens lagarto têm um amor pela descoberta e excitação, o que às vezes parece que eles são neuróticos ou obsessivos quando uma ideia surge, então, de certa forma, você pode contar com eles para sempre terminar o trabalho.

Os Homens lagarto tendem a guardar rancor por muito tempo, sendo implacáveis a menos que tentativas reais de reconciliação sejam feitas. No entanto, uma vez que perdoam alguém, o incidente nunca mais é trazido à tona.

Da mesma forma, favores significam muito para a cultura dos Homens lagarto, e retribuir favores é uma obrigação. Os Homens lagarto veem seus relacionamentos como transacionais em alguns aspectos, então dever um favor a alguém pode ser estressante ou perturbador. Os favores não precisam ser igualmente valiosos, mas algo tem que ser trocado por sua paz de espírito.

Devido ao seu sangue frio, eles normalmente descansam quando não estão realizando tarefas necessárias, armazenando energia para mais tarde. Se um homem lagarto tomar muito sol, eles ficarão nervosos e sobrecarregados, fazendo com que corram de forma errática enquanto procuram uma saída para sua energia.

Prodígios Artísticos

A cultura Homens lagarto incentiva a expressão artística desde tenra idade, principalmente por meio de trabalhos em metal, mas também com tecidos e tintas. Sua visão sobre a arte é única entre as espécies de animais, pois eles valorizam não apenas a criação da arte, mas também sua destruição. A arte Homens lagarto deve decair, desmoronar ou ser queimada, às vezes imediatamente após sua criação. Alguns monumentos duram mais, como marcadores de trilhas ou grandes esculturas, mas o aspecto mais importante da arte na cultura Homens lagarto é o senso de admiração que ela inspira. Uma vez que uma comunidade ou indivíduo se sinta entediado com sua arte, eles a destruirão e voltarão sua atenção para um novo ato de criação, muitas vezes incorporando peças da arte antiga em seu novo trabalho. Ao encorajar a criação de algo novo a partir de algo antigo, os Homens lagarto veem um caminho para a imortalidade de sua cultura e tradições. Eles esperam que o espírito por trás de sua arte viva muito depois que seus monumentos ruírem.

Chama da Lareira

O fogo é central para a vida dos Homens lagarto. O fogo não só tem um significado emocional, mas também funciona como reservas de calor quando tomar sol não é uma opção. Cada comunidade Homens lagarto tem uma fonte central de fogo, seja uma lareira de aldeia, uma brasa mística ou uma forja. Rituais, como dançar, cantar ou apenas se aquecer em frente à fornalha da comunidade ou à de sua casa, fazem parte da vida cotidiana dos Homens lagarto. Há uma natureza espiritual nessa prática, que se originou em comunidades distantes e foi trazida para Valley. Em grandes aldeias ou cidades onde os Homens lagarto vivem entre outras espécies de animais, muitas fontes menores de fogo serão construídas, para que os Homens lagarto nunca fiquem muito longe da luz e do calor.

Seu papel no vale

Os Homens lagarto estão em seu elemento quando estão no meio da briga, seja como xamãs ferozes ou assassinos furtivos. Eles não têm medo de ir sozinhos, mas preferem ter algum reforço que possa salvá-los ou protegê-los enquanto descansam. Às vezes, os Homens lagarto mais combativos podem ficar frenéticos ou sanguinários. Sua necessidade de gastar estoques de energia em excesso pode causar agressão, mesmo quando estão lutando com um amigo.

A maioria das comunidades depende de guardiões do fogo Homens lagarto para manter suas chamas acesas durante longos invernos e estações chuvosas. Esses guardiões do fogo também ajudam a controlar a propagação de incêndios florestais, direcionando seu caminho para minimizar os danos às aldeias vizinhas. Os Homens lagarto também encontram trabalho como ferreiros e artesãos, passando essas habilidades para outros animais com métodos de ensino rudes, perigosos, mas, em última análise, emocionantes.

Relacionamentos

Os Homens lagarto se dão bem com os Povos morcego, devido a um amor compartilhado por rituais e práticas espirituais. Embora as espécies possam brigar às vezes sobre os detalhes mais sutis, seu respeito mútuo vence no final. Os Povo rato valorizam a preservação e a história, e a ideia de atear fogo à arte é um anátema para a cultura dos Povo rato. Como a maior parte da arte dos Homens lagarto é destruída, as vastas bibliotecas dos Povo rato têm muito poucos vestígios físicos da cultura dos Homens lagarto, causando uma fenda no entendimento entre essas espécies.

Tecelagem

A magia do povo lagarto geralmente gira em torno do uso do fogo, desde acender tochas até lançar enormes bolas de fogo. Sua magia de fogo também pode ser usada para queimar seus inimigos. Algumas artes esotéricas do povo lagarto até permitem que eles canalizem veneno para suas chamas, uma combinação potente que torna até mesmo um único golpe letal.

Estruturas e assentamentos do povo lagarto

As casas dos Homens lagarto são construídas em penhascos ou talhadas em pedra e metal, com telhados planos para incentivar o banho de sol. Nenhuma casa dos Homens lagarto fica sem decoração, e as casas são frequentemente construídas em torno de obras de arte em vez de peças de arte criadas depois do fato como decoração. Sua decoração mais básica pode ser simplesmente ladrilhos em forma de escamas ao longo do exterior de suas casas, enquanto seus interiores podem ser luxuosos, com enormes esculturas de metal que fazem os habitantes parecerem anões.

Homem Lagarto

  • Aumento no Valor de Habilidade. Seu valor de Constituição aumenta em 2, e seu valor de Sabedoria aumenta em 1.
  • Alinhamento. A maioria dos homens lagarto é neutra.
  • Tamanho. Homens lagarto são um pouco mais robustos e maiores que os humanos. Suas protrusões coloridas fazem com que pareçam ser ainda maiores. Seu tamanho é Médio.
  • Deslocamento. Seu deslocamento base de caminhada é 9 metros, e você possui um deslocamento de natação de 9 metros.
  • Mordida. Sua mordida é uma arma natural, que você pode utilizar para realizar ataques desarmados. Você causa 1d6+FOR de dano perfurante ao invés do dano de contusão normal para um ataque desarmado.
  • Segurar o Fôlego. Você pode prender a respiração por até 15 minutos.
  • Atuação. Você é proficiente na habilidade Atuação.
  • Armadura Natural. Você possui uma pela dura e escamosa. Quando você não estiver usando armadura, sua CA será 13 + modificador de Destreza. Você pode usar sua armadura natural para determinar sua CA se a armadura que você estiver usando deixar você com uma CA menor. O bônus de escudo se aplica normalmente quando você usar sua armadura natural.
  • Tecelagem. Você possui o truque raio de fogo. Quando você alcança o 3° nível, você pode conjurar a magia fogo das fadas. Quando você alcança o 5° nível, você pode conjurar bola de fogo. Você precisa terminar um descanso longo para poder conjurar as magias desse traço novamente. Carisma é sua habilidade chave para conjurar essas magias.
  • Idiomas. Você pode falar, ler e escrever Comum, Fala de Besta e Dracônico.

Povo Guaxinim

Curador de olhos aguçados, um guaxinim que lança um feitiço com uma variedade de itens flutuando no ar ao seu redor, incluindo um besouro, uma caveira, uma flor, uma pinha, um prato, uma concha, um peixe, uma fita, uma bolota e uma caneca
Arte por: PINDURSKI

Os guaxinins do Vale são acumuladores, colecionadores e andarilhos que se sentem tão em casa na estrada e na vastidão selvagem quanto em grandes vilas. Suas jornadas moldam suas atitudes de espírito livre e amor pela natureza. Você raramente encontrará um guaxinim que recusaria uma aventura, não importa os perigos à frente. Outras espécies podem vê-los como instáveis, dispostos a fugir da responsabilidade em favor da excitação, mas para o guaxinim não há obrigação mais importante do que a autodescoberta. No seu melhor, o guaxinim é obstinado, aventureiro e divertido. No seu pior, eles são desmiolados, solitários e impulsivos.

Personalidades

Os guaxinins são aventureiros natos que valorizam a emoção da descoberta que espera em cada curva e atrás de cada galho. Eles se juntarão alegremente a outros em uma jornada, mas partirão tão rapidamente quanto quiserem seguir em frente. Mesmo assim, eles têm memórias fortes e, mesmo depois de muitas temporadas longe, cumprimentarão velhos amigos como se tivessem partido ontem. Embora sua memória seja boa, sua capacidade de atenção não é. Os guaxinins tendem a perder prazos importantes, perseguindo um boato ou vagando por um caminho por dias, apenas para retornar sem reconhecimento ou desculpas.

Propriedade e posse são conceitos estranhos para a maioria dos guaxinins, que nunca se surpreendem ao ver um hóspede em sua casa quando retornam. Eles, no entanto, esperam que suas posses e história sejam tratadas com respeito, muitas vezes preocupados principalmente com sua coleção de bugigangas que revestem as paredes de suas casas e se acumulam nos cantos.

Andarilhos

Os guaxinins não se estabelecem como outros animais tendem a fazer. Em vez disso, eles vivem a maior parte de suas vidas na estrada, vagando pelo mundo em seu próprio ritmo, longe de seus parentes. Como resultado, eles têm conhecimento sobre locais ao redor do Vale e até mesmo de The Brambles que muitos animais nunca ouvirão falar. A maioria dos guaxinins tem um arsenal de histórias incríveis, nem totalmente verdadeiras nem completamente falsas, baseadas em aventuras que tiveram durante suas viagens. História e cultura são passadas oralmente e aleatoriamente, resultando em tradições fragmentadas, mas coloridas, que às vezes são completamente idiossincráticas para um determinado local ou até mesmo para um indivíduo guaxinim.

Lembranças e bugigangas

Onde quer que suas patas os levem, os guaxinins trazem lembranças de suas jornadas. Muitas vezes, essas lembranças parecem lixo, como bules quebrados, armas estilhaçadas, pedaços de pano ou pedrinhas. Esses objetos despertam memórias em seus donos guaxinins, frequentemente desencadeando longas sessões de reminiscências e lembranças. Os guaxinins carregam essas lembranças em mochilas de videira magicamente tecidas que podem até funcionar como armas de concussão em uma emergência, o peso adicional de suas memórias causando maior impacto.

Papel dos Povos guaxinim no Vale

O povo guaxinim mantém amizades profundas com muitas outras espécies de povos animais, pois a alegria de espírito livre no coração da cultura do povo guaxinim derrete até as disposições mais geladas. O povo guaxinim costuma ser o músculo de um grupo ou projeto, devido ao seu tamanho acima da média, ou druidas que comandam os elementos para derrotar seus adversários. Com seu vasto conhecimento das diferentes espécies e culturas ao redor do Vale, o povo guaxinim costuma agir como conselheiros adeptos cujo conhecimento mundano ajuda a direcionar os projetos para o sucesso. E se seus conselhos não ajudarem, talvez uma bugiganga que eles encontraram do outro lado do plano resolva o problema.

Ser convidado para a casa de um guaxinim pode significar muitas coisas, mas geralmente é um sinal de que uma festa de despedida está no seu futuro. Muito diferente dos jantares delicados de outros animais, essas festas começam tarde da noite com jogos, festividades e muita comida. Quando todos estão satisfeitos, as histórias começam, com cada participante da festa esperando continuar de onde a pessoa anterior parou, criando um conto único que todos podem usar para se lembrar de sua festa. Os anfitriões do povo guaxinim consideram isso um presente verdadeiramente inestimável.

Relacionamentos

Eles se dão muito bem com o povo lontra, pois ambos são naturalmente curiosos e tomadores de risco, mas a tendência do povo lontra de provocar as Bestas da Calamidade pode parecer desrespeitosa para um povo guaxinim amante da natureza. As rígidas regras hierárquicas da sociedade do povo morcego normalmente não combinam bem com o impulso do povo guaxinim de seguir seus próprios caminhos, resultando em conflitos entre as duas culturas.

Tecelagem

A magia do povo-guaxinim normalmente envolve a manipulação de materiais descartados que muitos considerariam “lixo”, usando-os para projéteis ou barreiras. O povo guaxinim de habilidade prodigiosa aprende a usar sua magia para fortalecer a si mesmo e ao mundo natural ao seu redor, tecendo nós de matéria vegetal e imbuindo-os com energia. Um druida pode magicamente aumentar seu cajado para envolver objetos para que ele possa servir a dupla função de um dispositivo de transporte e uma arma. Druidas do povo guaxinim extremamente habilidosos podem até mesmo animar o ambiente ao redor em defesas naturais.

Estruturas e assentamentos do povo guaxinim

As casas do povo guaxinim tendem a ser construídas nas bases das árvores, com grandes portas redondas e uma lareira quente que enche o cômodo com seu brilho sempre que estão em casa. Embora essas casas possam parecer construídas ao acaso para outros povos animais, na realidade são estruturas resistentes que podem durar gerações. Frequentemente, essas casas são menos “moradias” e mais “unidades de armazenamento” onde o povo guaxinim acumula as inúmeras bugigangas e troféus que reuniram em suas viagens. A desordem é esperada, e o povo guaxinim que se muda para uma nova casa vai “quebrá-la” espalhando pilhas de lixo ao redor. O povo guaxinim reutilizará uma casa depois que seu dono atual a abandonar, deixando as decorações de seu dono anterior e adicionando as suas próprias.

Povo Guaxinim

  • Aumento no Valor de Habilidade. Seu valor de Destreza aumenta em 2, e seu valor de Inteligência ou Carisma aumenta em 1.
  • Alinhamento. O povo guaxinim não escolhe realmente um lado e deseja permanecer neutro, mas outros se inclinam mais para um caminho caótico.
  • Tamanho. Seu tamanho é Médio.
  • Deslocamento. Seu deslocamento base de caminhada é 9 metros, e você possui um deslocamento de escalada de 7,5 metros.
  • Catador Natural. Você ganha proficiência em qualquer teste de Investigação ao saquear corpos ou pilhas de lixo. Se você já tem proficiência, você passa a somar o dobro da proficiência.
  • Dedos Pegajosos. Fazendo jus à reputação da sua raça, você ganha proficiência na perícia Prestidigitação.
  • Leve como uma Pena. Você não sofre dano por queda quando cai de 10m ou menos.
  • Mordida. Sua mordida é uma arma natural, que você pode utilizar para realizar ataques desarmados. Você causa 1d6+FOR de dano perfurante ao invés do dano de contusão normal para um ataque desarmado.
  • Idiomas. Você pode falar, ler e escrever Comum, Fala de Besta.

Povo Coelho

Finneas, Ace Archer, um herói do povo coelho empunhando um arco com uma flecha com ponta de pinha entre os dentes
Arte por: Victor Adame Minguez

Os povos coelho são chefs talentosos e fazendeiros industriosos que fornecem a maior parte da comida do Vale. Embora tenham a reputação de serem caseiros chatos, todas as espécies do Vale respeitam os povos coelho trabalhadores que mantêm suas mesas cheias. No seu melhor, os povos coelho são robustos, hospitaleiros e pacíficos. No seu pior, eles são teimosos, tacanhos e covardes.

Personalidades

A cultura do povo coelho valoriza o trabalho com a terra, enfatizando o respeito pela natureza e suas bênçãos. Sua natureza avessa a conflitos significa que eles trabalham bem com outros povos animais, mesmo porque preferem deixar os problemas passarem em vez de confrontá-los diretamente. Os povos coelho são altamente eficientes e organizados, a ponto de chegarem cedo a compromissos ou jantares na tentativa de superar uns aos outros em educação. Isso pode se tornar um problema, pois os povos coelho continuam chegando cada vez mais cedo. Em casos extremos, os povos coelho são conhecidos por aparecerem logo de manhã para uma festa que começa mais tarde naquela noite.

Os povos coelho valorizam ideias simples e valores facilmente articulados. Problemas complexos sem soluções claras podem fazê-los congelar na indecisão ou evitar a situação completamente. Embora eles tendam a ser inequivocamente hospitaleiros e atenciosos, articular por que eles se comportam de uma certa maneira geralmente se resume a “É do jeito que deveria ser”. Presentes em comunidades povos coelho podem ser generosos, não apenas em termos de valor financeiro, mas em termos de volume. Ser capaz de dar generosamente é uma expectativa, mostrando que você e sua família ou comunidade estão seguros e prósperos, mesmo quando isso pode não ser verdade.

Os povos coelho que se aventuram na cidade grande geralmente ainda mantêm seus laços familiares, visitando frequentemente e alavancando sua posição para ajudar a sustentar sua casa. Eles estão sempre dispostos a dar uma mãozinha aos outros, muitas vezes sem nenhuma expectativa de que serão compensados. Outros povos animais tiram vantagem desse hábito e essa atitude exploradora pode passar despercebida pelos povos coelho.

Famílias e Agricultura

Família e comunidade são primordiais para a sociedade povos coelho. Muitos povos coelho vivem suas vidas inteiras dentro de suas comunidades, nunca deixando sua pequena vila, exceto para vender produtos ou outros bens no mercado. A vida povos coelho gira em torno de suas grandes famílias, chamadas Fluffles, e suas propriedades. Os povos coelho mais velhos da família são os árbitros de fato da casa, tidos em alta estima por seus filhos, netos e bisnetos. Muito raramente, povos coelho deixarão sua vila inteiramente para fazer uma vida para si mesmos em uma vila ou cidade maior. Aqueles que se mudam normalmente se veem adotados em comunidades povos coelho onde quer que estejam indo. Outras vezes, eles podem encontrar outro grupo de povos animais que eles podem adorar.

A festa do Pawpatch

Embora os povos coelho sejam tipicamente pacíficos, eles ainda protegerão firmemente suas casas e terras. Os povos coelho mais dedicados podem se juntar ao Pawpatch Party, um grupo de guerreiros poderosos e habilmente treinados que patrulham o Vale para proteger das Bestas da Calamidade. Esses povos coelho são conhecidos por seus capacetes de chifre e grandes armas e escudos revestidos de metal. Os membros do Pawpatch Party são famosos por sua habilidade e perseverança, devido em grande parte às suas excelentes provisões.

Seu papel no vale

Os chefs do povo coelho são famosos por sua culinária, que é amplamente considerada inigualável por outros povos animais. Altamente meticulosos e dedicados, os povos coelho são trabalhadores diligentes com excelentes habilidades de hospitalidade e são muito procurados para ajudar a administrar pousadas. Suas conexões com outras vilas de povos coelho significam que podem ser contados para obter os ingredientes mais frescos, atraindo clientes para suas portas.

Quando estão em aventuras, os povos coelhos geralmente servem como clérigos, curando seus amigos ou lançando grandes bênçãos sobre eles. Alguns dos povos coelhos mais corajosos e musculosos aceitam trabalho como guerreiros da linha de frente que podem dar um golpe sério quando necessário!

Relacionamentos

Tanto o povo coelho quanto o povo rato vêm de famílias grandes e são parceiros fortes tanto no campo quanto na cidade. Seu amor pela comida caseira significa que eles frequentemente trocam convites para jantares, mesmo que o povo rato às vezes tenha dificuldade para fornecer comida suficiente para o povo coelho, que é muito maior. Quando se trata de relacionamentos, o povo coelho e o povo lagarto são opostos. A tendência do povo lagarto de ser confrontador, direto ou indiferente é estressante para o povo coelho de maneiras suaves.

Tecelagem

A magia do povo coelho é usada para dar suporte à agricultura, cultivar plantas e restaurar a vida da vegetação ao redor delas. Sua magia de crescimento pode até fazer com que as plantas fiquem superdimensionadas.

Estruturas e assentamentos do povo coelho

As casas do povo coelho são frequentemente construídas diretamente no solo, com longas tocas embaixo e altos moinhos de vento no topo. As estruturas do povo coelho, mais do que outras moradias do povo animal, se misturam aos seus ambientes. Elas também servem como silos e moinhos para limitar o impacto em seus arredores.

Povo Coelho

  • Aumento no Valor de Habilidade. Seu valor de Carisma aumenta em 2, e seu valor de Destreza ou Sabedoria aumenta em 1.
  • Alinhamento. O povo coelho tende a ser caloroso, educado e gentil, seguindo um alinhamento geralmente bom, mas também é conhecido por ter uma consciência e temperamento fortes, eles guardarão grande má vontade para com os outros se considerarem que foram injustiçados, então eles têm a mesma probabilidade de serem legais ou caóticos.
  • Tamanho. Seu tamanho é Médio.
  • Deslocamento. Seu deslocamento base de caminhada é 9 metros.
  • Saltador Natural. Você tem vantagem em testes de Destreza (Acrobacia). Ao tentar pular, você pode adicionar seu modificador de Destreza no lugar do seu modificador de Força, além disso, suas distâncias de salto horizontal são dobradas.
  • Pé de coelho. Se um inimigo fizer um acerto crítico contra você, você pode usar sua reação para transformar o acerto crítico em um acerto normal. Se fizer isso, você não pode usar essa característica novamente até que uma jogada de ataque contra você tire 1 no d20 ou você termine um descanso longo.
  • Afável. Você é proficiente com a perícia Persuasão.
  • Dieta especial. Povos coelho são herbívoros e não podem obter os benefícios de comer carne. Seu metabolismo rápido também exige que comam mais, você precisa do dobro de comida e água por dia e tem vantagem em testes de resistência contra venenos e doenças de substâncias consumidas.
  • Idiomas. Você pode falar, ler e escrever Comum, Fala de Besta.

Povo Morcego

Zoraline, Cosmos Caller, uma heroína povos morcego voando e lançando um feitiço, sua cabeça em uma aura de anéis mágicos brilhantes
Arte por: Justin Gerard

Os povos morcego são excêntricos e misteriosos defensores noturnos. Supersticiosos, gentis e ferozmente protetores, os povos morcego têm um forte senso de lealdade, tradição e ordem. As comunidades povos morcego são definidas por papéis rígidos, pois olham para a certeza previsível da lua e das estrelas, usando os padrões do céu noturno para direcionar suas escolhas e alimentar suas magias. Na melhor das hipóteses, os povos morcego são protetores confiáveis e leais com fortes laços com seus compatriotas. Na pior das hipóteses, os povos morcego são obtusos, aderindo excessivamente rigidamente a hierarquias e ordem.

Personalidades

A comunidade Povos morcego consiste em papéis rígidos e hierarquias claramente definidas. Os líderes da comunidade maior são uma mistura de praticantes de magia, líderes espirituais e veteranos marciais. Os Povos morcego individuais são frequentemente solitários; eles podem ser encontrados voando sozinhos em patrulhas ou se envolvendo em estudos silenciosos. Sendo noturnos, eles interagem menos frequentemente com os outros habitantes do Vale e são frequentemente vistos como indiferentes e enigmáticos. Alguns Povos morcego se consideram protetores destinados do Vale, internalizando seu papel como guardiões do delicado equilíbrio de segurança dentro da comunidade maior do povo animal.

Os povos morcegos se preocupam com questões de equilíbrio em larga escala, pensando em uma escala cósmica. Adivinhação e leitura de estrelas são passatempos populares dos povos morcegos, pois eles levam suas vidas de acordo com os ideais que veem dispostos nas estrelas. Isso frequentemente perpetua sua excentricidade distanciada, pois eles lutam para manter conversas mundanas e se relacionar com os outros. Mesmo dentro das comunidades povos morcegos, ainda há alguns que são mais excêntricos, aqueles inclinados à aventura ou aqueles que se desviam de seu caminho predeterminado. Esses povos morcegos são chamados de Estrelas Flutuantes e são vistos com uma mistura de fascínio e frustração pela comunidade em geral.

Guardiões da Noite

Os povos morcego são os protetores do Vale durante as horas da noite, quando outros animais estão dormindo. Uma das principais crenças dos povos morcego é o entendimento de que em todas as coisas há equilíbrio. Não pode haver noite sem dia, luz sem sombra ou vida sem morte. Como os povos morcego geralmente assumem a responsabilidade da segurança noturna e vigiam sozinhos, eles solicitam força vital dos animais do dia para abastecer sua proteção. Seus métodos para reunir essa energia podem ser pesados, mas seus serviços e dedicação não podem ser questionados.

O hino lunar

No final de cada uma das quatro fases da lua (nova, crescente, cheia, minguante), os povos morcegos de todo o Vale realizam uma celebração conhecida como Paean Lunar. Os povos morcegos usam o Paean Lunar para compartilhar suas crenças e comunicar um respeito pelo ciclo de vida e morte, luz e escuridão. Liderado pelos mais venerados e poderosos da comunidade, o Paean Lunar é uma parte festa e duas partes ritual auspicioso. Os povos morcegos são frequentemente acompanhados por outros habitantes do Vale que nasceram durante o mesmo padrão lunar de quando o ritual é realizado. Fortunas são realizadas para os presentes, e as crianças nascidas durante a fase atual recebem mapas estelares, enquanto seus pais recebem orientação para ajudar a criá-las. A celebração termina com uma cerimônia de observação da lua, onde as famílias podem olhar para o firmamento e atribuir estrelas a entes queridos recentemente falecidos ou encontrar as estrelas de seus ancestrais.

Seu papel no vale

Povos morcego são os protetores noturnos do Vale, bem como organizadores de celebrações e rituais por todo o Vale. Um de seus papéis principais é o estabelecimento de projetos de larga escala com sua organização e recursos comunitários. Além de organizadores, povos morcego podem ser encontrados como clérigos e músicos, muitas vezes fazendo o turno da noite.

Um ar de mística envolve o povo-morcego. Rumores e histórias bizarras sobre eles circulam regularmente pelo Vale. Jovens de outras espécies são conhecidos por contar histórias ultrajantes que são rapidamente caladas pelos anciãos da comunidade.

É incomum que os povos morcego se juntem a grupos de aventureiros, mas seu desejo de proteger os habitantes do Vale pode motivá-los a participar de missões perigosas. Quando eles se juntam, os povos morcego não têm escrúpulos em assumir qualquer papel que um grupo possa precisar, de guerreiros blindados a bruxos cuja magia pode moldar o fluxo da batalha.

Relacionamentos

Com suas estruturas sociais rígidas e adesão à ordem, os povos morcego frequentemente entram em discussões com os mais despreocupados e espontâneos povos lontra. Eles se dão bem com os povos pássaros, como companheiros trapezistas que compartilham uma visão aérea semelhante do Vale e uma predileção por estrutura e processo

Tecelagem

A magia Povos morcego está relacionada às estrelas e ao céu noturno que eles adoram, levando à magia que abala o mundo quando eles a lançam, canalizando o poder do cosmos e além. Povos morcego também canta como parte do lançamento, o que pode causar danos auditivos enquanto eles cantam. Povos morcego às vezes se envolvem em pequenos augúrios, embora suas preocupações como videntes estejam muito distantes no futuro para que isso importe para muitos animais.

Estruturas e assentamentos do povo morcego

As casas Povos morcego são estruturas elaboradas e intrincadas que pendem e são construídas em árvores, formas suaves e inclinadas decoradas com luzes de estrelas penduradas e torres intrincadas. Elas se inspiram no firmamento, com uma arquitetura grandiosa e arrebatadora que lembra as fases da lua e interiores decorados com astrolábios.

Povo Morcego

  • Aumento no Valor de Habilidade. Seu valor de Sabedoria aumenta em 2 e seu valor de Destreza aumenta em 1.
  • Tendência. Povos morcego são seres neutros e sempre tendem para o bem.
  • Tamanho. Seu tamanho é Médio.
  • Deslocamento. Seu deslocamento base de caminhada é 9 metros.
  • Voo. Suas asas são preênseis e funcionam como braços, você tem uma velocidade de voo de 15 metros. Para usar esse deslocamento, você não pode estar usando armadura média ou pesada. Enquanto voa, você não pode empunhar mais de uma arma, empunhar armas de duas mãos ou empunhar armas com a propriedade Pesada. Além disso, armas com a propriedade Versátil devem ser empunhadas em uma mão durante o voo. Se um ou ambos os seus braços estiverem gravemente feridos, você não pode se beneficiar desta característica.
  • Visão no escuro. Você pode ver em luz fraca a 18m de você como se fosse luz brilhante, e na escuridão como se fosse luz fraca. Você não consegue discernir cores na escuridão, apenas tons de cinza.
  • Ecolocalização. Enquanto sua audição não estiver prejudicada, você é considerado como tendo visão cega e não é afetado pela condição Cego. Quando você sofre dano de trovão, faça um teste de resistência de Constituição igual a 10 ou metade do dano de trovão sofrido, o que for maior. Em uma falha, você se torna afetado pela condição de cego por 1d6 rodadas.
  • Sentidos Aguçados. Você tem proficiência na perícia Percepção.
  • Idiomas. Você pode falar, ler e escrever Comum, Fala de Besta e Auran.

Povo Lontra

Daring Waverider, um lontra surfa alegremente em um rio em uma concha com pedras brilhantes em sua pata, arrastando peixes coloridos e pipas em sua outra pata
Arte por: Wisnu Tan

Povos lontra são jogadores brincalhões, caçadores de tempestades e caçadores de adrenalina. Moradores inveterados da água, povos lontra são gregários e sociáveis, com um gosto pela excitação que pode levá-los a palhaçadas imprudentes e ousadas que outros animais consideram irrefletidas e desnecessárias. No seu melhor, povos lontra é ousado, jovial e aventureiro. No seu pior, povos lontra é descuidado, frívolo e propenso a colocar os outros em perigo.

Personalidades

Povos lontra são brincalhões, inteligentes e curiosos — tudo é um jogo para eles. Em um extremo, eles são caçadores de tempestades que deliberadamente caçam e provocam Bestas da Calamidade para coletar seus raios. Propensos a uma abordagem de “viver o momento”, eles geralmente não consideram as consequências de longo prazo de suas ações. Povos lontra realmente não guarda rancor. Se você fez reparações, eles colocarão os grandes erros que você fez contra eles para fora de suas mentes e serão seus melhores amigos novamente. Por outro lado, eles guardarão pequenos e mesquinhos rancores até o fim dos tempos.

Povos lontra prefere passar o máximo de tempo possível na água. Eles constroem casas flutuantes divertidas que eles usam para subir e descer os rios e entrar nas lagoas. Um povos lontra pode facilmente passar a vida inteira sem nunca pisar em terra firme. Povos lontra não detém território, mas se consideram veteranos e especialistas em conhecimento dos rios. Um dos seus jogos é questionar uns aos outros sobre o comportamento do rio ou desafiar uns aos outros para corridas e jogos que tiram vantagem das correntes ou do terreno.

Bola de Lontra

O jogo mais popular do povo lontra e seu passatempo cultural é chamado otterball, um jogo interminável e contínuo cujas regras exatas são desconhecidas e cujos parâmetros estão constantemente mudando. É completamente desconcertante para quem não é lontra. As únicas coisas das quais qualquer outra pessoa pode ter certeza é que é jogado principalmente na água e que as Bestas da Calamidade estão envolvidas de alguma forma — mas os detalhes da pontuação, penalidades e movimentos ilegais são um mistério.

Caçadores de Tempestades

Desde tenra idade, os lontras se envolvem em caçar tempestades por esporte. Isso envolve seguir Bestas da Calamidade o mais próximo possível até que o perigo pareça grande demais. Grandes caçadores de tempestades lontras arrancaram os pelos de Bestas portadoras de tempestades, e quase todas as lontras pelo menos perseguiram Bestas wolverine flamejantes para capturar brasas. Os lontras capturam a magia elemental das Bestas da Calamidade em conchas, pérolas e bulbos de vidro. Esse processo é chamado de Clamming. Eles têm uma predileção particular por raios coletados de Bestas da Calamidade — parece ter um significado especial para o otterball. Eles são muito hábeis com água, capazes de torcer e dobrar água para distrair, ofuscar ou confundir os outros.

Seu papel no vale

Quando estão em aventuras, os lontras são extraordinários conjuradores de magia. Caçadores de perigos por natureza, os lontras são frequentemente os primeiros a encontrar uma Besta da Calamidade e os últimos a buscar ajuda de outros para desviá-la.

Como os melhores pescadores e mergulhadores do Vale, os lontras frequentemente ajudam outras espécies a recuperar coisas que foram levadas para o fundo dos lagos. Seu conhecimento dos rios do Vale também significa que eles são navegadores frequentemente procurados. Os lontras frequentemente fornecem transporte para outros animais, já que a viagem pelo rio é um dos meios de transporte mais rápidos para aqueles que não podem voar. Os lontras também encontram muito sucesso como acrobatas, especialmente durante festivais e celebrações, onde seus movimentos elegantes e ágeis e suas deslumbrantes exibições de água e luz surpreendem e encantam.

Relacionamentos

Povos lontra se dá melhor com povos coelho, que tende a ser tranquilo e acolhedor. Ironicamente, eles se dão pior com povos sapo, que são facilmente irritados pelo que o povos sapo vê como irreverência e otimismo irritantes, enquanto o lontra sente que os sapos são apenas chatos.

Tecelagem

Povos lontra captura magia em garrafas e bugigangas para preservar para mais tarde, magia de tempestade e relâmpago em particular. Às vezes eles a estudam, outras vezes eles a usam durante um jogo de otterball para uma surpresa furtiva.

Estruturas e assentamentos de Povos lontra

Povos lontra vive em grupos chamados Rafts, que são coleções de casas flutuantes conectadas. Povos lontra periodicamente separam suas casas flutuantes de uma jangada sempre que sentem vontade de viver em solidão, mas eventualmente eles se juntam novamente. Uma vez por temporada, cada jangada tem um Roping, onde os membros de uma jangada se conectam em um grande círculo para compartilhar notícias, negociar, reabastecer suprimentos e participar de competições sazonais. A água aberta no meio das casas flutuantes conectadas forma uma área central segura onde seus filhotes podem brincar e brincar.

Povo Lontra

  • Aumento no Valor de Habilidade. Seu valor de Destreza aumenta em 2, e seu valor de Inteligência aumenta em 1.
  • Alinhamento. Povo Lontra tende a ser neutro, embora não seja incomum que sejam leais ou caóticos.
  • Tamanho. Seu tamanho é Médio.
  • Deslocamento. Seu deslocamento base de caminhada é 9 metros, e você possui um deslocamento de natação de 9metros.
  • Prender a respiração. Você pode prender a respiração por até uma hora.
  • Intuições de pescador. Você tem o sangue de uma grande habilidade de pesca correndo em suas veias. Você tem vantagem em testes relacionados à pesca e locais para pescar.
  • Atleta Natural. Você é proficiente em Atletismo.
  • Tecelagem. Você possui o truque moldar água. Quando você alcança o 3° nível, você pode conjurar a magia onda trovejante. Quando você alcança o 5° nível, você pode conjurar proteção contra energia. Você precisa terminar um descanso longo para poder conjurar as magias desse traço novamente. Inteligência é sua habilidade chave para conjurar essas magias.
  • Idiomas. Você pode falar, ler e escrever Comum, Fala de Besta.

Povo Esquilo

Camellia, a Seedmiser, uma esquilo mascarada e imperiosa sobe escadas flutuantes enquanto sementes de árvores verdes brilhantes espalham-se de suas patas
Arte por: Steve Prescott

Os esquilos são os administradores arrogantes e mórbidos das terras e da terra do Vale. Solitários e não particularmente sociais, os esquilos trabalham com outros apenas quando necessário. Sua proteção e cuidado das terras do Vale assumem muitas formas, desde enterrar restos de Bestas da Calamidade até criar detritovores e rejuvenescer solos cultivados. Eles são pragmáticos, mantendo estoques robustos de comida para o caso de o pior acontecer. Na melhor das hipóteses, os esquilos são administradores práticos e conscienciosos da terra. Na pior das hipóteses, os esquilos são indiferentes, rudes e desdenhosos.

Personalidades

Os esquilos podem parecer obcecados pela morte e mórbidos devido ao seu papel em enterrar Bestas da Calamidade, senso idiossincrático de moda e hábitos mágicos. Os esquilos preferem a companhia da natureza. É comum que eles passem mais tempo interagindo com a terra ao seu redor do que com outros animais. Sua natureza solitária geral também significa que eles estão principalmente preocupados com sua própria sobrevivência e preservação individual, em vez da de uma comunidade mais ampla, e eles preferem não depender de outros para suas próprias necessidades.

Os esquilos são administradores e cultivadores do Vale que consideram a morte uma parte vital dos ciclos do Vale, pois todas as coisas que vivem morrerão. Eles frequentemente menosprezam outros animais por desperdiçarem recursos preciosos ou ignorarem as complexidades dos ciclos naturais do Vale, e frequentemente julgam o medo ou aversão de outros animais pela morte.

Caches

Os esquilos consideram sua responsabilidade com os outros animais do Vale preservar alimentos para as duras e repentinas mudanças sazonais trazidas pelas Bestas da Calamidade. Eles mantêm estoques de alimentos negociados com outros animais, muitas vezes preservando-os por meio de picles, secagem ou salga. Alimentos comuns incluem vegetais em conserva, frutas secas, geleias, abóboras de inverno, nozes e sementes. Às vezes, os esquilos até armazenam seus alimentos próximos aos ossos das Bestas da Calamidade, na esperança de imbuir os alimentos com o poder dessas terríveis forças da natureza.

Necromancia Calamitosa

Os esquilos acreditam que as Bestas da Calamidade capturaram a energia que deveria fluir pela natureza e, como tal, essa energia deve ser devolvida de onde veio. Isso é feito por meio da coleta e enterramento ritualístico dos restos mortais das Bestas da Calamidade por todo o Vale. Um pequeno número de esquilos pratica uma forma mais direta de necromancia, com a habilidade de exercer o poder dos restos mortais das Bestas da Calamidade para manipular e animar os ossos. Esse poder é um segredo cuidadosamente guardado, ensinado apenas a alguns poucos selecionados.

Seu papel no vale

Os esquilos interagem com a comunidade maior do Vale com pouca frequência e são mais propensos a formar relacionamentos individuais com outros animais do que com comunidades maiores. O foco macabro na morte entre os esquilos tem uma tendência a gerar rumores circulando descontroladamente, o que leva muitos animais a darem um amplo espaço aos esquilos. Sabe-se que camundongos jovens desafiam uns aos outros a bater na porta da frente de um esquilo, antes de fugir rapidamente. Mas muitos animais dependem das reservas de alimentos dos esquilos, que são vitais para o armazenamento de safras e para a saúde geral do Vale.

Além da magia que invoca o poder da terra, os povos esquilo possuem habilidades marciais furtivas que os permitem se destacar como atacantes silenciosos e invisíveis. Eles são respeitados como combatentes formidáveis e membros valiosos de grupos de aventureiros e patrulhas — quando podem ser convencidos a se juntar. Os povos esquilo são mais propensos a se juntar a grupos de aventureiros se houver uma chance de que eles possam reunir e trazer de volta os restos de Bestas da Calamidade.

Relacionamentos

Os povos esquilo têm relações particularmente próximas com outros fazendeiros no Vale, como os povos coelho, trocando suas habilidades em nutrir o solo por uma abundância de alimentos. Seu foco mútuo na produção de alimentos, embora em pontas diferentes do processo, cria uma relação mutuamente benéfica que os povos esquilo ficam felizes em manter. Muitos povos esquilo têm antipatia pelos povos pássaro, vendo seu heroísmo como exibicionismo vazio e seu desejo de ajudar os outros como perigosamente ingênuo.

Tecelagem

Os esquilos têm o poder de ressuscitar os mortos e controlar ossos. Praticar essa magia em outros animais é tabu, mas insetos e Bestas da Calamidade são alvos comuns. Para os esquilos que são menos inclinados à necromancia, sua magia ainda pode virar a terra e dobrá-la à sua vontade.

Estruturas e assentamentos do Povos esquilo

As casas dos povos esquilo são estruturas grandes e isoladas espalhadas pelos matagais e pântanos sobre palafitas ou árvores em decomposição. Muitas vilas dos povos esquilo são construídas ao redor de ossos de Bestas da Calamidade que servem como base para galhos finos se enrolarem.

Povo Esquilo

  • Aumento no Valor de Habilidade. Seu valor de Constituição aumenta em 2, e seu valor de Inteligência ou Destreza aumenta em 1.
  • Alinhamento. Os povos esquilo tendem a ser neutros, embora, como em todas as raças, haja tentações e eles podem ser maus ou bons.
  • Tamanho. Seu tamanho é Médio.
  • Deslocamento. Seu deslocamento base de caminhada é 9 metros, e você possui um deslocamento de escalada de 7,5 metros.
  • Mordida. Sua mordida é uma arma natural, que você pode utilizar para realizar ataques desarmados. Você causa 1d4+FOR de dano perfurante ao invés do dano de contusão normal para um ataque desarmado.
  • Silencioso. Você é proficiente na perícia Furtividade.
  • Vegetariano Vigilante. Os esquilos comem nozes, frutas e vegetais, eles nunca comem carne. Você tem vantagem em testes de resistência contra venenos e doenças de substâncias consumidas.
  • Excelente Forrageador. Você sempre pode encontrar provisões diárias para si mesmo e até quatro outras pessoas, desde que a terra contenha água e plantas comestíveis.
  • Idiomas. Você pode falar, ler e escrever Comum, Fala de Besta.

Povo Camundongo

Mabel, herdeira de Cragflame, uma heroína do povo-rato vestida com trajes aventureiros de folhas coloridas de outono adornadas com duas margaridas, empunha uma espada flamejante
Mabel, herdeira de Cragflame | Arte por: Aurore Folny

Os povos camundongo do Vale são corajosos, ávidos e bondosos, às vezes ao ponto da ingenuidade. Eles são conhecidos por suas ações heroicas e são frequentemente encontrados como parte de grupos de aventura, em busca de glória e tesouro. Os povos camundongo carregam um profundo senso de orgulho familiar que os leva a lutar não apenas pela honra pessoal, mas também familiar. Eles não fogem do perigo e frequentemente entram em ação sem hesitação, acreditando que atos de heroísmo valem qualquer perigo. Na melhor das hipóteses, os povos camundongo são corajosos e leais, empreendedores. Na pior das hipóteses, os povos camundongo são ingênuos e irresponsáveis.

Personalidades

Povos camundongo são fazedores orientados para a ação em vez de pensadores. Eles preferem buscar ação e aventura. Povos camundongo tendem a não planejar extensivamente, e sua impulsividade significa que eles têm um talento especial para se encontrarem em situações perigosas. A maioria, no entanto, é determinada e otimista, e encontrará um caminho para a vitória mesmo nas situações mais terríveis.

Sua ânsia em ajudar os outros frequentemente os leva a lutar pela proteção do Vale, tanto se juntando a grupos de aventureiros quanto liderando as defesas marciais do Vale. Como criaturas sociáveis e lutadores bem treinados, os povos camundongo são frequentemente encontrados em papéis de liderança.

Profundamente investidos na comunidade povos animais mais ampla, eles raramente hesitam em se lançar ao serviço dos outros. Muitos povos camundongo são atraídos pela glória e emoção, pois buscam imitar seus venerados campeões do passado e provar a si mesmos como heróis. Isso pode consistir em se defender de ataques de Bestas da Calamidade ou encontrar o molusco favorito de uma velha lontra. O ato de heroísmo é muito mais importante do que qualquer recompensa.

Pequenos Heróis

Heroísmo é a maior das virtudes do povo camundongo. Muitos podem, a princípio, subestimar a habilidade e o poder de um povo camundongo, mas seus tamanhos pequenos disfarçam uma imensa determinação, ética de trabalho e habilidade de luta que rapidamente conquista o respeito até mesmo de seus céticos mais profundos. O povo camundongo tem muitas provações pelas quais pode passar, desde se aventurar no topo do Penhasco dos Heróis até o fundo do perigoso Labirinto das Raízes em busca do covil de uma Besta da Calamidade. Cada prova fortalece seu corpo e mente para provar sua coragem entre seus pares. O povo camundongo estuda feitiços mágicos que ajudam a aumentar sua velocidade e força para que possam tirar vantagem de sua estatura e disparar em torno de inimigos desavisados.

Grandes números

A base da comunidade povos camundongo são suas grandes famílias, que são tipicamente lideradas pelos membros mais velhos e envolvem várias gerações em uma única casa. Com suas famílias grandes e interconectadas, os povos camundongo têm muitas tias, tios e primos, e eles tendem a conhecer ou pelo menos estar familiarizados com a maioria dos outros povos camundongo. As decisões da comunidade povos camundongo são tomadas por uma reunião de anciãos da família, que também são os principais representantes dos povos camundongo entre o resto do Vale. As comunidades povos camundongo são colaborativas, usando seus números maiores para superar problemas coletivos que estariam além das habilidades de qualquer indivíduo.

Seu papel no vale

Os Povos camundongo são frequentemente encontrados como parte de grupos de aventura, trabalhando em grandes projetos comunitários ou defendendo o Vale. Pensadores rápidos, mas impulsivos, os Povos camundongo são úteis em uma crise, mas geralmente não são a primeira escolha para o planejamento de projetos de longo prazo. Embora sejam muito focados no bem comum, alguns tendem a colocar sua bravura e heroísmo à frente de seu próprio bem-estar, enfrentando desafios monumentais sozinhos na crença de que, se eles apenas se esforçarem o suficiente, poderão salvar a todos. Os Povos camundongo têm muito orgulho de sua capacidade de ajudar a comunidade maior do Vale e ansiosamente aproveitam qualquer chance de incursão em The Brambles em busca de recursos ou materiais escassos.

Relacionamentos

Eles podem ter dificuldade para se dar bem com os lontras; embora igualmente aventureiros, os povos camundongo muitas vezes menosprezam os jogos das lontras como frívolos e desperdício de tempo e energia que poderiam ser melhor gastos ajudando os outros. Em contraste, os rato-povo tendem a olhar para os sapos com grande respeito, valorizando sua consideração e previsões sazonais.

Tecelagem

Os Povos camundongo são especialistas em usar magias para aumentar sua velocidade e força. Quando eles usam sua tecelagem, eles se movem tão rápido que parecem borrados. Alguns Povos camundongo se movem tão rápido que parecem imagens residuais gaguejantes, dando a impressão de que há muitos Povos camundongo atacando seus inimigos.

Estruturas e assentamentos do povo camundongo

As casas Povos camundongo são estruturas de vários níveis feitas de gramas e folhas trançadas. Projetadas para várias famílias, os interiores são pequenos e aconchegantes, com uma sensação de ninho. Lá dentro, você encontrará camas fofas feitas de capim-dos-pampas e janelas redondas para olhar em todas as direções.

Povo Camundongo

  • Aumento no Valor de Habilidade. Seu valor de Destreza aumenta em 2 e seu valor de Carisma aumenta em 1.
  • Alinhamento. A maioria dos povos camundongo é neutra e tende ao bem.
  • Tamanho. Seu tamanho é Médio.
  • Velocidade. Sua velocidade de caminhada base é de 9 metros.
  • Visão no escuro. Você pode ver em luz fraca a 18 metros de você como se fosse luz brilhante, e na escuridão como se fosse luz fraca. Você não consegue discernir cores na escuridão, apenas tons de cinza.
  • Nariz aguçado. Você tem um bom nariz. Você tem vantagem em testes de Sabedoria (Percepção) usando seu olfato.
  • Esquiva Ágil. Quando atacado por um ataque de oportunidade, você pode usar sua reação para impor desvantagem naquele ataque.
  • Estrutura Fina. Você pode se espremer por espaços como se fosse uma criatura Pequena.
  • Bravo. Você tem vantagem em testes de resistência contra ficar amedrontado.
  • Idiomas. Você pode falar, ler e escrever Comum e Fala de Besta.

Povo Sapo

Clement, o Worrywort, um tecelão sapo que usa gramas verdes na cabeça, empunha um cajado e comanda a água que gira ao seu redor
Arte por: Ekaterina Burmak

Povos sapo são áugures que usam seu conhecimento da natureza para adivinhar o movimento das Bestas da Calamidade e as mudanças de estação no Valley. Por causa de sua habilidade em prevenir desastres, eles são altamente respeitados pelo povo animal do Valley, embora essa mesma qualidade também os torne propensos ao pessimismo e às terríveis proclamações de desgraça. Povos sapo são elementalistas altamente conhecedores, sua curiosidade os leva a aprender e descobrir mais sobre o mundo natural ao longo de suas vidas. Na melhor das hipóteses, povos sapo são atenciosos e conhecedores. Na pior das hipóteses, povos sapo são fatalistas e pouco inclinados a colaborar com os outros.

Personalidades

Os Povos sapo têm uma visão pessimista e fatalista da vida. Mesmo aqueles que não são áugures ainda internalizam as previsões frequentes da ruína do Vale e se sentem assombrados pela possibilidade de um futuro terrível do qual não podem escapar. Sua visão sombria geralmente significa que eles veem outros animais como ingênuos e tolos, valorizando, em vez disso, uma abordagem pragmática e prática do mundo em vez de uma idealista.

É comum que os povos sapo tenham uma tendência para contos dramáticos e exagerados de sua desgraça inevitável ou pulem para o pior cenário possível, mesmo quando o resultado não é claro. Quando sentem que o perigo é iminente, os povos sapo são sérios e diligentes, garantindo que tenham os recursos para sobreviver.

Agrofloresta e Forrageamento

Os Povos sapo mantêm uma relação simbiótica única com a terra em que vivem, preferindo moldar lentamente a direção do crescimento das plantas e manter um ecossistema complexo em vez de utilizar métodos agrícolas tradicionais. Os Povos sapo não plantam safras, mas mudam o ambiente ao redor deles para encorajar certa flora a crescer. Eles podem esculpir prateleiras em socalcos em uma colina e inundá-las para cultivar cranberries ou arroz, ou construir um telhado para proteger plantas frágeis de murchar sob o sol.

Augúrio e Calamidade

O augúrio único dos Povos sapo ajuda a manipular Bestas da Calamidade a mitigar a destruição potencial. Suas habilidades são aprimoradas por meio do desenvolvimento de uma compreensão forte e intuitiva das necessidades e do equilíbrio do mundo natural e pela análise de caminhos anteriores de calamidade para antecipar os padrões de migração futuros. O conhecimento é aprimorado por feitiços mágicos que os ajudam a prever o futuro com diferentes níveis de especificidade. Em um nível básico, os augúrios Povos sapo podem ver a forma geral do futuro, mas não podem antecipar mudanças. Os augúrios adeptos podem ver movimentos exatos com segundos ou até minutos de antecedência. Os augúrios Povos sapo planejam mover vilas inteiras, represar rios, enviar aventureiros para chamar a atenção de uma Bestas da Calamidade a fim de evitar danos em larga escala.

Seu papel no vale

Os Povos sapo desempenham um papel fundamental no início de uma aventura ou batalha. Grupos aventureiros podem falar com um áugure Povos sapo antes de embarcar em uma jornada, ou cavaleiros Povos camundongo podem consultar previsões antes de uma batalha com uma Bestas da Calamidade. Os adivinhos mais talentosos usam suas habilidades para prever as ações das Bestas da Calamidade e as mudanças resultantes nas estações, o que é inestimável para a vida diária e sobrevivência de todos no Vale. Muitos Povos sapo consultam sobre questões relacionadas à agricultura e ecologia da região. Por exemplo, eles podem ser consultados sobre causas de colheitas doentes ou o impacto da construção em um local específico.

Apesar de sua natureza reservada em geral, os povos sapo não fogem de posições de liderança, firmemente confiantes em suas habilidades e conhecimento. Às vezes, eles assumem o controle de projetos comunitários maiores, quer tenham sido solicitados ou não.

Relacionamentos

Povos sapo respeita profundamente o guaxinim, que compartilha uma admiração similar pela natureza e pelo mundo ao seu redor. Povos sapo frequentemente desaprova o povos camundongo, frustrado por seu otimismo generalizado, que eles consideram perigoso e ingênuo, e luta para entender o desejo de um povos camundongo de se lançar ao perigo com pouca consideração por sua própria segurança.

Tecelagem

A magia Povos sapo gira em torno do uso de água, algo que eles sempre carregam ao seu lado de uma forma ou de outra. Arremessar gotas ou causar uma onda de água são magias comuns. Muitos povos sapo também podem usar sua magia de água e magia de augúrio para projetar seus próprios membros no futuro, fazendo portais que surpreendem os inimigos com uma rajada de golpes de muito longe.

Estruturas e assentamentos do povo sapo

Povos sapo tem casas redondas que são agrupadas nas bordas da água. Aglomerados de casas formam as unidades comunitárias maiores, com edifícios projetados mais para propósitos específicos do que para famílias específicas.

Povo Sapo

  • Aumento no Valor de Habilidade. Seu valor de Destreza aumenta em 2, e seu valor de Carisma ou Sabedoria aumenta em 1.
  • Alinhamento. Povo Lontra tende a ser neutro, embora não seja incomum que sejam leais ou caóticos.
  • Tamanho. Seu tamanho é Médio.
  • Deslocamento. Seu deslocamento base de caminhada é 9 metros, e você possui um deslocamento de natação de 9metros.
  • Anfíbio. Você pode respirar tanto no ar quanto na água.
  • Pernas poderosas. Sapos têm pernas ótimas para pular. Você tem vantagem em testes de Destreza (Acrobacia). Você pode pular horizontalmente até 6 metros ou verticalmente até 3 metros de uma posição em pé.
  • Língua adesiva. Você pode usar sua língua para capturar criaturas. Sua língua é uma arma natural, que você pode usar para fazer ataques desarmados. Se você acertá-la, o alvo é agarrado em vez de receber o dano de concussão normal de um ataque desarmado. Enquanto agarrado dessa forma, o alvo também é contido . Você só pode ter uma criatura agarrada dessa forma por vez.
  • Tecelagem. Quando você alcança o 3° nível, você pode conjurar a magia augúrio. Quando você alcança o 5° nível, você pode conjurar clarevidência. Você precisa terminar um descanso longo para poder conjurar as magias desse traço novamente. Carisma é sua habilidade chave para conjurar essas magias.
  • Idiomas. Você pode falar, ler e escrever Comum, Fala de Besta.

Outros animais

Three Tree Rootweaver, um molefolk empunha um cajado cercado por folhagens verdes e flores cheias de energia
Arte por: Chris Seaman

O Vale é povoado por várias outras espécies de animais, como povo doninha, povo toupeira, povo raposa e muito mais. Os outros animais do Vale estão prontos para recebê-los em suas casas e forjar novas alianças. Embora sejam pequenos em número, são muitos em amigos.

Visitantes de outros planos

Bloomburrow é preso por um poderoso encantamento em todo o plano. Quando criaturas de outro plano visitam Bloomburrow, elas sempre são fisicamente transformadas em uma criatura nativa do plano. Os visitantes e habitantes assumem que esse fenômeno é inerente ao próprio plano, mas seja um encantamento mágico natural, um artefato de poder persistente, um feitiço poderoso, uma Besta da Calamidade com poder de alteração de plano ou o resultado de alguma condição divina, ninguém ainda foi capaz de descobrir a verdade.


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