Blog Geralpha

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Novos Antecedentes: Fazendeiro e Cozinheiro

Ei mestre, Bruno Almeida para mais uma matéria para o DnD 5ª Edição, trazendo novos antecedentes para incrementar sua mesa.

Fazendeiro

Você era o que a maioria das pessoas comuns é – um fazendeiro. Trabalhou em uma propriedade de um senhor, em sua própria terra, ou trabalhou para uma companhia, produzindo recursos da terra em troca de comida, abrigo, roupas, proteção e outros benefícios.

Fazendeiros se concentram em criar seres vivos e colher diversos bens úteis – principalmente alimentos – da terra. Eles compõem a grande maioria do campesinato, junto com outros produtores de recursos brutos, como mineradores e pescadores. Fazendeiros são um povo robusto e resistente, trabalhando longas horas sob o sol, frequentemente realizando tarefas sujas, exaustivas ou até mesmo repugnantes.

Como você se tornou um fazendeiro, e por quanto tempo foi um? O que você fazia em sua fazenda? Você era o proprietário da fazenda ou apenas um empregado? E o que fez você abandonar essa vida? Sua casa foi destruída pela guerra? Foi expulso por algum crime? Fugiu de impostos que não podia pagar? Foi convocado para se juntar ao exército do senhor? Sua casa foi roubada por um rival inescrupuloso? Como aprendeu sua profissão atual?

Perícias: Adestrar Animais e Natureza

Ferramentas: Veículos terrestres e implementos agrícolas (veja abaixo)

Equipamento: Um implemento agrícola (como um forcado ou pá), um conjunto de roupas de trabalho ou roupas comuns, um chapéu de aba larga, um saco contendo mercadorias no valor de 5 po, e uma bolsa com 5 po ou 1d4+2 po.

Fazenda

Nem todas as fazendas são iguais; há uma vasta gama de bens produzidos por diferentes tipos de fazendeiros, e quase todas as fazendas se concentram em apenas um produto ou em um grupo limitado de produtos.

d6 Especialização

  1. Criador. Você criava animais para o abate, provavelmente para alimentação, mas também para couro, peles e outros materiais úteis.
  2. Pastor. Você colhia bens produzidos por animais, como leite, ovos, penas ou lã.
  3. Pecuarista. Você criava animais para vender como animais de trabalho ou de estimação, como cães de guarda, cavalos de corrida e grifos.
  4. Camponês. Você colhia plantas comestíveis ou úteis, como trigo, milho ou maçãs em um pomar.
  5. Silvicultor. Você cultivava árvores para ornamentação ou construção, como árvores para arcos, mastros de barcos ou construções.
  6. Sericultor. Você criava bichos-da-seda ou outro animal exótico e colhia sua seda.

Característica: Da Terra

Você pode não ter a educação formal das classes superiores, mas, apesar do pouco que sabe, há muito que compreende. Você tem um conhecimento prático de astrologia e meteorologia, podendo facilmente rastrear o tempo e a data, além de prever o clima dentro de algumas horas. Você entende os “segredos da vida”; as necessidades da vida (água, luz, ar, sal, etc.), os padrões de herança física e as conexões entre diferentes plantas e animais.

Características Sugeridas

d8 Traço de Personalidade

  1. Sempre vou para a cama cedo e me levanto cedo.
  2. Mantenho meu equipamento e suprimentos sempre em ordem.
  3. Falo com um sotaque ou um tom distintivo comum à minha classe.
  4. Sempre economizo o máximo que posso, gastando e consumindo apenas o necessário.
  5. Quando o trabalho precisa ser feito, eu faço o trabalho.
  6. Mantenho um controle constante do sol, lua, estrelas, estações e clima.
  7. Gosto de dormir ao sol sempre que posso.
  8. Estou sempre mastigando um ramo de capim, um palito, tabaco, sementes ou carne seca.

d6 Ideal

  1. Suprir a Necessidade. Há muitas bocas famintas no mundo; com mãos suficientes, o mundo pode alimentá-las. (Bom)
  2. É um Sustento. Faço o que sou bom porque o que sou bom é bom para mim. (Neutro)
  3. Praticidade Brutal. Enterre um peixe ou enterre um homem, apenas faça o trabalho. (Maligno)
  4. Trabalho Árduo. Um trabalho de amor é um propósito e um significado. (Legal)
  5. Um Estilo de Vida Simples. Se não está quebrado, não conserte! (Neutro)
  6. Diversão. Participar do crescimento e desenvolvimento das coisas me diverte. (Caótico)

d6 Vínculo

  1. Quero encontrar alguém especial e criar uma casa cheia de crianças.
  2. Nunca vou esquecer a fazenda da minha família onde cresci.
  3. Um dia, serei o senhor das minhas próprias terras.
  4. Quero me tornar o maior ou melhor exemplo da minha profissão para provar que sou o melhor!
  5. Meu filho foi enviado para a guerra e nunca voltou. Eu preciso encontrá-lo!
  6. Estou buscando iniciar minha própria propriedade em um território inexplorado.

d6 Defeito

  1. Posso ser preguiçoso e sonolento, escapando para tirar cochilos quando o trabalho pode esperar.
  2. Sou absurdamente isolado, inocente ou piedoso.
  3. Acredito e obedeço cegamente à nobreza do meu país.
  4. Abandonei minha casa para evitar impostos, conscrição ou tribunal e não posso retornar.
  5. Não estou acostumado a ser rico e tendem a exagerar nos prazeres.
  6. Gosto de me exibir para pessoas atraentes.

Implementos Agrícolas

Implementos agrícolas são uma categoria de ferramentas em que um personagem pode ter proficiência. A maioria dos implementos agrícolas também serve como equipamento de aventura, pois têm utilidade fora da fazenda, e alguns podem ser usados como armas improvisadas, criando equipamentos de emergência para milícias civis.

Ter proficiência com essas ferramentas permite que você adicione seu modificador de proficiência a testes feitos para arar campos, colher safras, tosquiar ovelhas ou realizar outras atividades extenuantes na fazenda. Normalmente, esses são testes de Constituição.

Cada implemento diferente é comprado separadamente e usado para uma atividade específica, mas a proficiência em implementos agrícolas lhe concede proficiência em todas essas ferramentas. O custo dos implementos agrícolas cobre o armazenamento e a manutenção das ferramentas.

Implementos Agrícolas

  • Forcado
  • Foice Grande
  • Foice Pequena
  • Cajado de Pastor
  • Fuso de Fiar
  • Laço
  • Pá de Cavar
  • Serra de Grama
  • Serra de Chifres
  • Bastão de Gado
  • Tesoura de Poda
  • Tesoura de Tosquia

Custo: 1 po

Peso: de 1 a 5 kg

Cozinheiro

Você já foi um chef, o rei da comida. Talvez tenha sido um chef artesanal com um paladar apurado, um mestre que conhece dezenas de receitas de cor, ou um cozinheiro em um refeitório, servindo comida rapidamente. Você entende que a comida tem uma voz; ela pode expressar emoções com as combinações certas de ingredientes ou unir pessoas com uma refeição pacífica.

O que o tirou da cozinha? Um ingrediente raro? Talvez seu superior tenha decidido que era hora de você partir? Ou, talvez, você queria se aventurar para diversificar seu livro de receitas? Independentemente do motivo que o levou a mudar de ritmo, suas habilidades culinárias e de manuseio de alimentos serão vitais para um grupo de aventureiros. Você pode até encontrar comida onde a maioria das pessoas não encontraria!

Proficiências em Perícias: Atuação, Intuição

Proficiências em Ferramentas: Utensílios de Cozinheiro

Idiomas: Você conhece dois idiomas à sua escolha, mas seu vocabulário nesses idiomas é limitado a termos relacionados a receitas, técnicas culinárias e alimentos.

Equipamento: Um kit de refeição, um conjunto de utensílios de cozinha, uma garrafa de óleo de cozinha, um kit de temperos, vários livros de receitas, uma caixa de pederneira, uma panela de ferro, roupas de fantasia ou roupas finas, um garfo-colher de electrum ou planos para ferramentas de cozinha, e uma bolsa com 5 po.

Brigada de Cozinha

A brigada de cozinha é um sistema de hierarquia encontrado em restaurantes e hotéis que empregam um grande número de funcionários, comumente referidos como “equipe de cozinha”. Este sistema de equipe estruturada delega responsabilidades a diferentes indivíduos que se especializam em certas tarefas. Você pode alterar esses títulos para adequá-los ao seu idioma para este histórico.

d6 Especialização

  1. Chef de Cuisine ou Sous Chef: Gerencia a cozinha e sua equipe. O Chef de Cuisine geralmente tem autorização para escrever e alterar o menu, enquanto o sous chef é apenas um gerente.
  2. Chef de Partie: Gerencia uma parte da equipe da cozinha se a equipe for muito grande. Exemplos incluem Rôtisseur (cozinheiro de assados), Entremetier (preparador de entradas) e Pâtissier (cozinheiro de confeitaria). Se eles mesmos realizarem o trabalho, são chamados de demi-chef.
  3. Cuisinier: Um cozinheiro em uma posição independente que não requer equipe ou divisão de supervisão, geralmente superior aos cuisiniers de parti, mas subordinado a todos os chefs. Exemplos incluem Saucier (fabricante de molhos), Poissonnier (cozinheiro de peixes), Boucher (açougueiro) e Communard (cozinheiro de refeições para a equipe da cozinha).
  4. Cuisinier de Parti: Um subordinado de um chef em uma área específica da cozinha. O Grillardin (cozinheiro de grelhados) e o Friturier (cozinheiro de frituras) respondem ao Rôtisseur. O Potager (cozinheiro de sopas) e o Legumier (cozinheiro de vegetais) respondem ao Entremetier. O Confiseur (confeiteiro), Glacier (cozinheiro de sobremesas geladas), Décorateur (decorador de sobremesas) e Boulanger (padeiro) respondem ao Pâtissier.
  5. Aprendiz ou Commis: Geralmente um assistente, cuida dos equipamentos de cozinha, não da comida. Um aprendiz bem-sucedido se torna um commis, que eventualmente assume responsabilidades maiores.
  6. Equipe de Cozinha: Essas posições lidam com outras tarefas na cozinha e incluem o Garde Manger (supervisor da despensa), Aboyeur (anunciador/expedidor), Tournant (mão sobressalente/ajudante), Garçon de cuisine (rapaz de cozinha) e Plongeur/Marmiton ou Porter (lavador de louça/panela). Todas essas posições são conhecidas por serem convocadas para realizar preparações básicas/menores de alimentos.

Característica: Um Sentimento Saboroso

Você pode usar a comida para comunicar mais do que apenas um bom sabor; você pode produzir pratos intelectualmente significativos que podem enviar uma mensagem, por mais simples e abstrata que seja. A critério do Mestre, (de preferência com base em como o jogador descreve o que faz para enviar uma mensagem) você pode ser persuasivo, enganar e até intimidar alguém simplesmente alimentando-o com uma refeição ou preparando-a na frente dele. Você também pode tratar a preparação pública de alimentos como uma performance para entreter.

Exemplo: Para tentar persuadir a paz entre duas nações, você pode preparar um prato que incorpore as culinárias de ambas as culturas de maneira criativa e agradável e depois servi-lo aos delegados da negociação.

Um exemplo de refeição intimidante seria uma projetada para parecer venenosa; feita a partir dos aliados caídos do alvo; ou decorada com simbolismos desagradáveis, como um bolo com a bandeira da união para um minuteman americano colonial.

Exemplos de preparação de alimentos como performance incluiriam malabarismo/jogo com ingredientes, trabalho elegante com facas, preparação de flambeados e outras técnicas visualmente atraentes.

Ao Mestre: Geralmente, isso significa que eles devem ser autorizados a adicionar sua proficiência em ferramentas ao teste, mesmo que não possuam a proficiência em habilidades típica, mas cabe a você decidir se conta e quando. O objetivo dessa característica é que você e o jogador trabalhem juntos para incorporar o histórico dele no jogo, recompensando sua aplicação criativa, não para dar ao jogador quatro proficiências em habilidades para todas as situações, ou para dar a você um método de anular o valor da característica de roleplay deles. Não seja mole ou um babaca a respeito disso.

Característica Alternativa: Pelo Estômago

Você pode ganhar um sustento confortável de graça durante o seu tempo de inatividade, trabalhando como cozinheiro. Além disso, você é capaz de alimentar seus companheiros aventureiros com refeições modestas todos os dias de graça, a menos que o Mestre determine que você está em um lugar árido e desprovido de qualquer coisa comestível por milhas, como um deserto ou uma masmorra. Você também pode usar seus talentos para marcar reuniões com qualquer pessoa interessada em uma refeição gratuita. Ao se oferecer para cozinhar uma refeição gratuita para alguém que a apreciaria, você pode ter uma audiência com eles durante essa refeição, ou eles podem simplesmente lhe dever um pequeno favor.

Características Sugeridas

Os chefs variam amplamente em temperamentos. Como profissionais, podem ser volúveis e perfeccionistas que exigem muito de sua equipe. No entanto, também são dedicados à sua vocação e habilidade, buscando encher barrigas e proporcionar hospitalidade.

d8 Traço de Personalidade

  1. Minha opinião é relevante – goste você ou não.
  2. Eu multitarefo muito bem.
  3. Deixo os outros saberem que espero que trabalhem tão duro quanto eu.
  4. Faço barulhos que indicam meu humor quando como.
  5. Quando insultado, devolvo com insultos ainda maiores (ou comida).
  6. Gosto de aproveitar o momento e saborear cada instante.
  7. Tento manter tudo o mais limpo possível.
  8. Estou sempre à procura de algo novo e exótico.

d6 Ideal

  1. Criatividade. Nem sigo minhas próprias receitas, sigo meu instinto! (Caótico)
  2. Conhecimento. Você pode aprender muito sobre as pessoas pelo que elas escolhem comer. (Neutro)
  3. Hierarquia. Eu conheço meu lugar. Conheça o seu. (Leal)
  4. Generosidade. Meu dom é para todos aproveitarem! (Bom)
  5. Comunidade. Sou apenas uma contribuição que mantém essa sociedade unida (Neutro)
  6. Fama. Serei conhecido como o maior mestre cozinheiro de todos os tempos! (Qualquer)

d6 Laço

  1. Minha avó tinha uma receita secreta que levou para o túmulo. Estou tentando replicá-la.
  2. Há um chef famoso que eu idolatro.
  3. Estou montando um livro de receitas de todo o mundo!
  4. Embora outras terras tenham uma culinária vibrante, nada supera uma refeição em casa.
  5. Uso apenas as técnicas elaboradas do meu mestre, mesmo ao preparar pratos simples.
  6. Sempre mantenho uma garrafa do meu tempero ou erva favorita à mão.

d6 Fraqueza

  1. Prefiro não comer nada a comer algo insosso, velho, queimado, malcozido ou abaixo do meu padrão.
  2. Sou comicamente competitivo.
  3. Sou um glutão.
  4. Reclamo e resmungo quando estou desconfortável.
  5. Tenho pouca ou nenhuma tolerância para frivolidades.
  6. Tenho dificuldades em confiar nos outros para realizar as tarefas designadas, especialmente se fui eu quem as designou.