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Naruto 3det Victory | Guia dos Jutsus

Ei mestre, estamos de volta, com uma atualizando umas de nossas matérias mais famosas: Naruto RPG, agora para a nova versão do 3det.

Uma coisa para deixar bem claro, é que o novo 3det é um sistema bem simples e ao meu ver mais interpretativo, ou seja, o atributo Poder serve pra causar dano, então, pode ser uma chuva de churikens com fogo, pode ser agulhas envenenadas, ou um jutsu de relâmpago, tudo isso é apenas a interpretação de como você causa dano com Poder.

Chakra

O chakra é a fonte de energia vital utilizada pelos ninjas no mundo de Naruto. Ele é criado a partir da fusão da energia física (vinda do corpo) e da energia espiritual (proveniente da mente). Dependendo da sua natureza e do usuário, o chakra pode se manifestar em diferentes tipos e cores.

Tipos de Chakra:

1️⃣ Chakra Normal – O mais comum entre os ninjas, usado para realizar jutsus e manter a vitalidade do corpo.

2️⃣ Chakra Elemental – Adaptado para um dos cinco elementos da natureza (Fogo, Água, Terra, Vento e Raio), determinando a afinidade do usuário.

3️⃣ Chakra da Natureza (Senjutsu) – Obtido ao absorver energia natural, aumentando drasticamente as habilidades do ninja.

4️⃣ Chakra das Bestas com Cauda – Enorme reserva de chakra das Bijū, que pode ser transferida para seus jinchūrikis.

5️⃣ Chakra Yin-Yang – Controla o equilíbrio entre criação e forma, sendo essencial para técnicas como o Izanagi e o poder do Rikudou Sennin.

6️⃣ Chakra Amaldiçoado – Modificado artificialmente para aumentar o poder do usuário, como nos selos amaldiçoados de Orochimaru.

Cores do Chakra e Seus Significados:

🔵 Azul – Cor padrão do chakra normal e elemental.

🟡 Dourado – Chakra especial associado a ninjas divinos, como Hagoromo e Naruto no Modo Kurama.

🔴 Vermelho – Representa um chakra mais agressivo, visto em jinchūrikis como Naruto ao liberar o poder da Raposa de Nove Caudas.

🟣 Roxo – Chakra amaldiçoado, muitas vezes relacionado a técnicas proibidas ou escuras, como o de Orochimaru.

🟢 Verde – Relacionado ao chakra medicinal, usado por ninjas médicos como Tsunade e Sakura.

A cor do chakra pode variar dependendo do estado emocional, do poder latente do usuário e das técnicas utilizadas.

Afinidade de Chakra

Todo ninja nasce com uma predisposição natural para um dos cinco elementos básicos: Fogo (Katon), Água (Suiton), Vento (Fūton), Terra (Doton) e Raio (Raiton). Essa afinidade torna mais fácil e eficiente aprender e usar jutsus daquele elemento. Alguns ninjas raros podem ter afinidade com múltiplos elementos, e ainda mais raramente, combinar elementos para criar novos (Kekkei Genkai).

O Teste da Folha: É um método simples para determinar a afinidade elemental primária de um indivíduo. O ninja concentra seu chakra e o libera através de uma pequena folha de papel especial feita de uma árvore específica que reage ao chakra elemental. A reação da folha indica a afinidade:

  • Fogo: A folha pega fogo.
  • Água: A folha fica úmida.
  • Vento: A folha se divide em duas.
  • Terra: A folha se esfarela/vira pó.
  • Raio: A folha amassa/enruga.

Regras Sugeridas: Você pode usar como regra extra todo ninja tem uma afinidade elemental, então, role 1 dado, e para o resultado 1. Fogo, 2. Água, 3. Vento, 4. Terra, 5. Raio, 6 (Role novamente). Se você não tiver a vantagem Ninpou, você recebe a vantagem referente ao elemento rolado sem pagar custos.

Jutsu

No mundo de Naruto, um jutsu é uma técnica especial utilizada pelos ninjas para manipular energia e realizar feitos sobre-humanos. Ele é baseado no controle do chakra, uma energia mística formada pela fusão da energia física e espiritual do usuário.

Os jutsus são divididos em diferentes categorias, como Ninjutsu, Genjutsu e Taijutsu, e podem utilizar os Cinco Elementos da Natureza (Fogo, Água, Terra, Vento e Raio), além de combinações avançadas conhecidas como Kekkei Genkai.

Cada ninja possui um estilo próprio de jutsu, determinado por seu talento, treinamento e afinidade elemental. Algumas técnicas são comuns e ensinadas em vilas ninja, enquanto outras são raras e pertencem apenas a certos clãs ou guerreiros lendários.

Ou seja, escolha todas as suas vantagens para simular qual vai ser o seu estilo próprio de jutsu.

🌀 Ninjutsu

Técnicas que manipulam chakra para criar efeitos diversos no campo de batalha. Podem envolver ataques elementais, clones, manipulação de ambiente, invocações e habilidades únicas de clã.

Abrangência: Inclui os cinco estilos elementais (Fogo, Água, Terra, Vento e Raio), além de jutsus não-elementais e técnicas especiais como substituição ou transformação.

Regras Sugeridas: Vamos usar as regras de tipo de dano, (pag 174), além disso, pode usar a vantagem Ninpou e Contrato de Sangue (listada abaixo), e as técnicas Dobrar Elemento, Bola de Fogo, Disparo de Energia, Poeira Glacial, Relâmpago para compor seu estilo de jutsu. Além disso, seja criativo para transformar as regras do manual Victory em jutsus para um estilo único.

👊 Taijutsu

Estilo de combate corpo a corpo que utiliza força física, agilidade e técnica pura. Não depende de chakra, mas pode ser aprimorado por ele.

Destaques: Estilos como o Punho Suave (Jūken) do Clã Hyūga, que ataca o sistema de chakra, e o Punho Forte (Gōken) de Guy e Lee, que foca em força bruta e destruição.

Regras Sugeridas: Você pode usar ataques comum com Poder, além disso as técnicas Golpe, Combo, Rajada de Golpes e vantagens Ataque Especial e Defesa Especial.

🧠 Genjutsu

Técnicas ilusórias que afetam os sentidos e a mente do oponente, criando confusão, paralisia ou dor psicológica. Efeitos Típicos são desorientação, medo, visões falsas, sensação de imobilidade.

Contramedidas: Técnica de Liberação (Kai) veja abaixo, dor real, chakra externo ou companheiros interferindo.

Regras Sugeridas: Vantagens Confusão, Ilusão, Paralisia e as técnicas Desprezo e Encantar.

☠️ Kinjutsu

Técnicas proibidas por causarem danos colaterais extremos, risco à vida do usuário ou violações éticas. Seu uso é restrito e muitas vezes secreto.

Exemplos Notórios são Edo Tensei (ressurreição de mortos); e Oito Portões Internos, que oferece imenso poder ao custo de danos fatais.

🌀 Fūinjutsu

Técnicas de selamento que restringem, aprisionam ou armazenam chakra, objetos, criaturas ou até jutsus. Utilidades gerais são Prender bijū, selar habilidades, conter maldições ou proteger locais.

Regras Sugeridas: Vantagem Paralisia e técnicas como Selamento Simples.

🗡️ Bukijutsu

Arte de combate com armas ninja, desde shurikens e kunais até espadas e armas exóticas. Algumas técnicas envolvem chakra canalizado nas armas. Seguem os mesmos direcionamentos de Taijutsu.

🌿 Senjutsu

Técnicas derivadas do uso de energia natural, mesclando-a ao chakra do usuário para alcançar o Modo Sábio (Sennin Mode). Aumenta imensamente força, reflexos, resistência e a eficácia dos jutsus.

Benefícios: Percepção ampliada; Potencial destrutivo elevado; Nova forma física com traços da natureza.

Requisitos Comuns: Meditação em locais com alta energia natural, controle perfeito do chakra. E só pode ser ensinado por animais ninjas muito experiêntes, como Cobras, Sapos, Lesmas ou Macacos.

Regras Sugeridas: Técnica lendária Modo Sennin (veja abaixo).

💉 Ijutsu (Ninjutsu Médico)

Técnicas voltadas para cura, regeneração, extração de veneno e manipulação biológica. Em mãos experientes, pode também ser usada ofensivamente.

Regras Sugeridas: Vantagem Cura e Regeneração.

🧬 Kekkei Genkai

Habilidades únicas passadas por linhagem sanguínea. São inatas e não podem ser aprendidas por meios convencionais. Podem afetar chakra, corpo ou sentidos. Para conseguir uma Kekkei Genkai você precisa pertencer a um clã ou ter herança genética ativa.

  • Elementais: Combinam dois elementos para criar um novo (ex: Gelo = Água + Vento);
  • Corporais: Como o Shikotsumyaku (manipulação óssea);
  • Sensoriais: Como o Byakugan (visão expandida).

⚛️ Kekkei Tōta

Evolução rara da Kekkei Genkai, unindo três naturezas elementais de chakra para formar um poder único. É extremamente rara e poderosa. Necessita de um nível extremamente avançado em Ninjutsu e afinidade tripla elemental.

Exemplo Notório:

  • Liberação da Poeira (Jinton): combina Terra, Vento e Fogo para desintegrar qualquer matéria em nível molecular.

👁️ Dōjutsu

Técnicas oculares únicas que oferecem habilidades especiais como percepção ampliada, ilusões poderosas e manipulação de chakra.

Principais Exemplos:

  • Sharingan: antecipa movimentos e copia técnicas;
  • Byakugan: visão de 360° e leitura de fluxo de chakra;
  • Rinnegan: domina os Seis Caminhos.

Requisitos Comuns: Hereditariedade, implante ou despertar sob condições específicas.

🔆 Hiden

Técnicas únicas e secretas, transmitidas exclusivamente dentro de um clã por ensinamentos específicos. Sua natureza pode variar amplamente, abrangendo desde manipulação corporal até técnicas sensoriais e de selamento. A característica definidora de um Hiden é que seu conhecimento e execução são restritos aos membros do clã, tornando-os uma marca de identidade e poder para aquela linhagem.

Abrangência: Os Hiden podem se manifestar de diversas formas, manipulações corporais únicas (como o Shikotsumyaku do Clã Kaguya), técnicas de sombras (como o Clã Nara), controle de insetos (Clã Aburame), ou mesmo habilidades sensoriais e de comunicação especializadas (como o Clã Yamanaka). Alguns Hiden podem até envolver o uso de ferramentas ou rituais específicos conhecidos apenas pelo clã.

Exemplos Notórios:

  • Kagemane no Jutsu (Técnica da Imitação das Sombras) do Clã Nara: A capacidade de manipular e estender suas sombras para prender e controlar os oponentes.
  • Shikotsumyaku (Pulso dos Ossos Mortos) do Clã Kaguya: A habilidade de manipular sua própria estrutura óssea como armas.
  • Kikaichū no Jutsu (Técnica dos Insetos Destruidores) do Clã Aburame: A simbiose com insetos que consomem chakra e podem ser usados para ataque, defesa e espionagem.
  • Shintenshin no Jutsu (Técnica da Transferência da Mente) do Clã Yamanaka: A capacidade de enviar sua mente para o corpo de outro indivíduo.

Novas Vantagens

Contrato de Sangue 1pt

O Contrato de Sangue é um pacto mágico que permite que você invoque animais específicos para lutar ao seu lado.

Para firmar o contrato, o usuário deve assinar um pergaminho com seu sangue, conectando seu chakra ao dos animais daquele clã invocado. Após isso, ele poderá usar a técnica Invocação (veja abaixo) para chamá-los em batalha, transporte ou auxílio estratégico, dependendo do tipo e nível da criatura.

Você pode comprar essa vantagem várias vezes, para cada vez escolha um animal diferente.

Ninpou 2pt

Técnicas que manipulam chakra para criar efeitos diversos no campo de batalha.

Escolha um elemento que vai ser a base do seu Jutsu, como os elementais (fogo, água, terra, vento ou raio), ou pode escolher outros como tinta, cabelo ou origami. Todos os seus Jutsus devem ser baseados no elemento escolhido e não pode ser mudado. Você pode comprar essa vantagem várias vezes, e pra cada vez escolha um elemento diferente.

Gastando 1PM, você soma +2 em qualquer teste físico, não funciona para testes mentais ou sociais. Com 3PM, por exemplo, você soma +6 em seu ataque disparando uma bola de fogo. Ou criar uma parede de terra que aumenta sua defesa.

Você também pode gastar PM e usar uma ação para conceder esse bônus a um aliado que possa alcançar. Por exemplo, imbuindo a kunai de um aliado com chakra de vento que a torna mais afiada. Além disso, pode melhorar testes não combativos, digamos, gastando 2PM para criar uma escada de pedra e ajudar em um teste de Esportes (que agora recebe +4) ou 1PM para se revestir com eletricidade e receber +2 na Iniciativa.

O gasto máximo em PM que você pode gastar é igual à sua Habilidade.

Novas Técnicas

  • Básicas

Selamento Simples

Alcance: Pessoal | Custo: 2PM | Duração: Instantânea

Através de fórmulas de selamento e aplicação de chakra, é possível guardar e invocar objetos, armas, técnicas ou até marionetes diretamente do pergaminho.

Isso permite acesso rápido a recursos valiosos em combate ou missões, sem carregar peso extra.

  • Selar Armas. Permitem armazenar espadas, kunais, bombas e outras armas, invocando-as em série durante o combate.
  • Selar Itens e Suprimentos. Ninjas podem guardar mantimentos, ferramentas ninja, remédios ou pergaminhos extras para uso emergencial.
  • Selar Técnicas. Jutsus podem ser armazenados em selos e ativados posteriormente, funcionando como armadilhas, defesas ou mecanismos surpresa. Você deve gastar os PM do jutsu usado.
  • Selar Marionetes. Usuários da arte secreta de Kugutsu no Jutsu selam suas marionetes em pergaminhos, permitindo invocá-las de forma prática durante o combate. As marionetes contam como Ajudantes ou Artefatos.
  • Liberar item. Você pode liberar o item selado, se ele for um jutsu, você não precisa pagar os custos novamente.

Você consegue armazenar um número de pergaminhos igual a sua Habilidade.

  • Comuns

Forma Avançada (Inspirado em 3det.net – DBZ)

Requisitos: Resistência 2, Luta

Alcance: Pessoal | Custo: Variável | Duração: Instantânea

Você recebe uma segunda forma, igual a vantagem Transformação. Gastando 1PA sua forma recebe +1 em seu Poder, Habilidade e Resistência, até o fim da cena (recursos não são afetados). Você pode gastar +1PA para aumentar o bônus dos atributos em +1, e o bônus máximo é igual a sua Resistência original.

Esse aumento deve ser feito na hora da transformação ou gastando um movimento para aplicar o bônus. Essa transformação não pode ser utilizada ao mesmo tempo que a técnica Queimar o Cosmo ou Abrir Chakra, sendo uma evolução da mesma.

Invocação

Requisitos: Contrato de Sangue

Alcance: Pessoal | Custo: Variável | Duração: até o fim da cena

O jutsu de invocação é uma técnica que permite transportar pessoas ou animais através do espaço-tempo que usa sangue como sacrifício.

Alguns exemplos de jutsus de invocação são:

  • Invocação: Mordida, que permite invocar uma Quimera Gigante;
  • Invocação: Corpos, que permite trazer corpos de outros seres sem vida.
  • Invocação: Portão da Água de Chuva, que traz um portão resistente o suficiente para suportar um ataque de taijutsu;
  • Invocação: Animais Ninja, como cachorros, sapos, cobras, lesmas, tartarugas, macacos entre outros.

Sua invocação tem uma ficha própria, e age sempre no seu turno e sempre com seus comandos.

A cada 1PM gasto na invocação equivale a 2 Pontos de Personagem para construir a ficha do animal, ou objeto e valor máximo que você pode gastar é igual a sua pontuação de personagem. Essa ficha precisa da aprovação do mestre.

Selamento Avançado

Alcance: Curto | Custo: 10PM | Duração: Permanente

Os Jutsus de Selamento são técnicas avançadas que utilizam fórmulas especiais para conter, bloquear ou restringir chakra, objetos, jutsus, seres vivos ou espíritos.

Seu uso exige alto controle de chakra, conhecimento teórico e, na maioria dos casos, preparação prévia com inscrições, pergaminhos ou selos físicos. Cada selo tem uma limitação — pode prender chakra por tempo limitado, conter apenas um tipo de elemento, ou precisar de uma chave específica para ser desfeito.

Quando você aprende essa técnica, ela precisa ter algo que sela e uma limitação.

  • Lendária

Modo Sennin

Requisitos. Habilidade 4, Contrato de Sangue

Alcance. Pessoal | Custo. 2PA + 1PEN por Turno | Duração. Duradoura

O Modo Sennin é um estado que pode ser ativado pela mistura de energia natural com os componentes do chakra, criando o chakra do senjutsu. Ele permite aos usuários explorar a força natural do mundo, concedendo novas técnicas para eles e permitindo-lhes poder aplicar o chakra do senjutsu em suas técnicas comuns.

Após reunir uma quantidade de energia natural em torno de si, os usuários podem aprender a desenhar a energia da natureza para dentro deles misturando-o com o seu próprio chakra, acrescentando uma nova dimensão de poder de chakra ao adicionar a energia natural. Você tem Perda na defesa durante esse tempo e, se sofrer dano, perde a concentração e os PA gastos.

Cada turno que você passa se concentrando equivalem a 10 Pontos de Energia Natural (PEN), que serve como os PM normais, mas a cada 1PEN equivalem a 2PM. Quando esgotarem seus PEN o Modo Sennin se encerra.

Além do chakra, você recebe outros benefícios:

  • Seus alvos tem Perda em testes de defesa e você tem Ganho na defesa.
  • Você pode gastar 1PN para fazer um movimento extra. O máximo de movimentos por rodada é igual a sua Habilidade. Cada três movimentos podem ser trocados por uma ação extra, mas você só pode realizar um ataque extra por rodada, independente de quantas ações realizar.
  • Você recebe PV temporário igual ao número de PN que reuniu e todas as suas defesas são perfeitas.

Quando o efeito termina você cai exausto, e tem Perda em todos os testes devido ao cansaço, até se recuperar.


E por hoje é isso, se ficou alguma dúvida ou alguma sugestão deixa um comentário abaixo.