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Cactóides de MTG para DnD 5ª Edição / D&D 5e

Os cactoides são as únicas espécies sapientes conhecidas, nativas de Thunder Junction. Tendo despertado para a sapiência somente após o plano se conectar aos Omenpaths em 4562 AR, eles são uma cultura jovem.

Descrição física: Cactóides tem pouco mais de 3 pés de altura. Seus corpos compactos apresentam pele verde elástica e numerosos espinhos longos e finos que os cobrem da cabeça aos pés.

Cactóides geralmente apresentam flores brilhantes, tipicamente amarelas, mas potencialmente aparecendo em quase todas as cores imagináveis, que crescem de suas cabeças, costas ou ombros.

Sociedade: Os Cactóides são criaturas silenciosas e raramente vivem em comunidades de sua própria espécie.

De fato, o nome “cactos” não é uma palavra usada pela espécie; eles não têm uma palavra para si mesmos como um grupo coletivo, já que sua visão de mundo é muito mais focada no crescimento e expressão individual do que na categorização do grupo.

Sempre curiosos, indivíduos ou pequenos grupos de cactos ocasionalmente se unem a membros de outras espécies e vivem ao lado deles. Os cactos se reproduzem por meio da polinização, e quaisquer dois cactos são capazes de se reproduzir um com o outro.

Relações: Enquanto alguns caçadores de outras espécies veem os cactos como animais de estimação exóticos ou até mesmo detalhes únicos de jardim, a maioria das espécies que encontram cactos os consideram charmosos e sábios, embora um tanto ingênuos.

Alinhamento e religião: Os Cactóides preferem alinhamentos neutros, mas frequentemente imitam e, por fim, adotam os comportamentos e alinhamentos de outras criaturas com as quais fazem amizade. As comunidades cactos geralmente adoram qualquer constelação que seja mais convenientemente vista de suas comunidades.

Seus lares no deserto geralmente têm fortes associações com signos de fogo, e os zodíacos cactos que canalizam a Fênix frequentemente agem como conselheiros e curandeiros de suas comunidades.

Aventureiros: Cactóides não têm adrenalina e imperativos biológicos similares que frequentemente levam humanoides e espécies de mamíferos a buscar uma vida de aventura.

Na maioria das vezes, aventureiros cactos se veem como estudiosos, observando as ações de um pequeno grupo de amigos que ganham a vida buscando tesouros e lutando contra monstros, embora ocasionalmente um evento de importância significativa também possa levar um cacto a empreender uma jornada perigosa em busca de conhecimento ou ajuda.

Características dos Cactóides

Aumento de Pontuação de Habilidade. Seu valor de Constituição aumenta em 1.

Idade. Cactóides atingem a maturidade após cerca de 30 anos e vivem até 200 anos.

Alinhamento. Cactóides tendem a ser neutros na maioria dos assuntos, inclinando-se mais para uma disposição legal.

Tamanho. Têm em média um pouco mais de 1 metro  e meio de altura. Seu tamanho é Médio.

Velocidade. Sua velocidade de caminhada base é de 9 metros.

Resiliência do Deserto. Você pode armazenar água para uso posterior. Você não é afetado pelo Calor Extremo, conforme detalhado no capítulo 5 do Guia do Mestre. Você também só precisa atender às suas necessidades de água uma vez a cada dez dias para evitar incorrer em exaustão.

Carne Espinhosa. Se uma criatura atingir você com uma arma ou ataque desarmado (por exemplo, mordidas, garras, chutes, etc.), ela sofre 1 dano perfurante.

Se uma criatura agarrar você com sucesso ou você agarrar uma criatura, ela sofre 1d6 de dano perfurante e faz isso novamente no início do próximo turno enquanto ainda estiver agarrando você. Além disso, como seu corpo é coberto de espinhos, a armadura deve ser feita para se ajustar a você, caso contrário, você não poderá se beneficiar desse recurso.

Uma armadura feita para isso custa o dobro, pois deve ter várias dezenas de buracos extras na armadura, mantendo a qualidade da armadura.

Ser vegetal. Seu tipo de criatura é Planta em vez de Humanoide. Como tal, você é imune a encantamento e magia não pode colocar você pra dormir. Você também pode tentar se esconder mesmo quando estiver apenas levemente obscurecido por folhagens, chuva forte, neve caindo, névoa e outros fenômenos naturais. No entanto, quando você sofre dano de fogo, recebe a condição assustado até o final do seu próximo turno.

Braços de cacto. Você tem mais que dois braços; esses membros adicionais podem segurar um objeto adicional como armas ou escudo.

Idiomas. Você pode falar, ler e escrever Comum.

Sub-raça. Escolha a sub-raça Saguardo ou Suculenta.

Cactóides - Suculenta

Suculenta

Suculenta é uma sub-raça de Cactóide que não tem espinhos. Alguns Saguardos acham que eles são mais fracos ou frágeis, mas muitas Suculentas provaram seu valor em uma luta com seus corpos mais flexíveis.

Aumento no Valor de Habilidade. Seu valor de Destreza aumenta em 1.

Pele Macia. Sua pele lisa reduz a tração quando você se move. Sua velocidade de caminhada base aumenta em 3 metros.

Aloe. Você pode produzir um orvalho que revigora e repõe aqueles que o comem. Como uma ação, você pode borrifar uma criatura com este orvalho e ela recupera 1d6 pontos de vida. Depois de usar esta característica, você não pode usá-la novamente até terminar um descanso longo. Os pontos de vida recuperados por esta característica aumentam em 1d6 quando você atinge os níveis 5 (2d6), 11 (3d6) e 17 (4d6).

Cactóides - Saguardo

Saguardo

Saguardo é o tipo mais comum de Cactóide. Eles tendem a ser mais agressivos do que suas contrapartes não espinhosas.

Aumento no Valor de Habilidade. Seu valor de Força aumenta em 1.

Retenção de Água. Os Cactóide já estão cheios de água. Os Saguardos retêm ainda mais água graças aos seus espinhos, que na verdade são folhas que economizam água. Graças a toda essa água em seu sistema, as chamas são menos eficazes contra você. Você é resistente a dano de fogo.

Soco Espinhoso. Seus punhos espinhosos são armas naturais, que você pode usar para fazer ataques desarmados. Quando você acerta com eles, você causa dano perfurante igual a 1d4 + Mod de Força, em vez do dano contundente normal para um ataque desarmado.